Castanhas assadas, quentinhas e boas, são uma delícia portuguesa

0
4895
Castanhas Assadas
Castanhas Assadas

As castanhas assadas, tradição de São Martinho, acompanhadas com água pé, fazem as nossas delícias no inicio do Outono.

Em Portugal, temos diversas variedades conhecidas e protegidas, como as castanhas dos Soutos da Lapa, da Padrela e da Terra Fria (Trás-os-Montes) e da Castanha de Marvão, da região de Portalegre (Alentejo).

Muito nutritiva, com uma boa variedade de vitaminas e sais minerais é também incrivelmente versátil na culinária, devido a ter muito amido, pode ser tomada simples ou feita em puré ou farinha ou incorporada em outros pratos, como sopas, bolos ou acompanhamento para variados pratos, especialmente porco.

Fique a saber algumas dicas em como usar, conservar e descascar castanhas.

Saber comprar

Ao comprar, tenha em atenção o estado da casca esta deve ser brilhante e refletir bem a luz, uma cor baça mostra que são velhas.

Como conservar

  • As castanhas podem ser conservadas inteiras se forem guardadas em terra seca e arenosa, dentro de recipientes bem tapados (até 6 meses).
  • Podem ser conservadas com casca no congelador até 3 meses.
  • Podem ser conservadas no frigorífico até 1 mês dentro de sacos de plástico perfurados.
  • Podem ser conservadas a temperatura ambiente num lugar fresco, seco e bem ventilado por 1 semana.
  • Podem ser conservadas se cozinhadas em calda de açúcar, também conhecida por marron glacé.
  • Podem também cozinhá-las inteiras e guardá-las dentro de um recipiente com mel.

Como descascar

Para descascar mais facilmente existem diversas formas: guarde as suas castanhas no congelador durante  24h. No dia seguinte escalde-as em água a ferver por uns 30 segundos. Depois passe as castanhas por água fria, a diferença de temperatura deve libertar a casca do miolo.

Pode também escaldar as castanhas por 2 minutos, fazendo previamente um golpe em cruz na casca e de seguida passar por água fria.

Castanhas cozidas

Podem ser cozidas em água a ferver com um golpe na casca (para evitar que rebentem) em bastante água quente com um pouco de sal e erva doce por uns 30 minutos até ficarem tenras.

Castanhas assadas

As castanhas podem ser assadas num tabuleiro. Espalhe as castanhas com um golpe na casca, depois espalhe uma bela quantidade de sal grosso por cima e leve a um forno a 200º C por uns 35 a 45 minutos até ficarem tenras (depende sempre do forno e das castanhas).

Classificação
A sua opinião
[Total: 2 Média: 5]