O jejum

0
1126

Muitos são os adeptos deste tipo de dieta. Não comer… À primeira vista, este parece ser o melhor meio para não engordar e para “limpar o organismo”. Só água – e em grande quantidade – é permitida.

Mas atenção: estas dietas são muito prejudiciais para o nosso organismo, podendo mesmo trazer consigo consequências muito perigosas para a nossa saúde.

Na realidade, após um ou dois dias sem comer, começamos a perder peso de forma rápida… Mas, como não há bela sem senão, a verdade é que esta redução do peso pode ser acompanhada de anemias e de destruição muscular (incluindo o coração). Desta maneira, os jejuns prolongados (mais de três dias) só devem ser praticados sob rigoroso controlo médico.

Por outro lado, as dietas mais curtas (de um dia, por exemplo) são menos perigosas e podem ser eficazes para desintoxicar o organismo. Mas, mesmo assim, convém não dispensar a vigilância de um médico.

Outro hábito comum é o de “saltar” refeições… Mais uma vez, os resultados não são os esperados. Pelo contrário, tende-se a engordar ainda mais. Porquê? A sensação de fome aumenta quando se põe de parte uma refeição, correndo-se assim o risco de comer mais na seguinte.Por isso, não há nada melhor do que fazer várias refeições ligeiras…

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]