Conheça os benefícios do chá para a sua saúde

O chá ajuda a emagrecer e acaba com a sensação de fome, ajudando o nosso organismo através das suas propriedades diuréticas, a eliminar gorduras através da urina e o suor.

5185
Conheça os benefícios do chá para a sua saúde
Conheça os benefícios do chá para a sua saúde

Á muito que no oriente já se conheciam os benefícios do chá, no entanto esta bebida só foi popularizada pela Inglaterra. O chá das cinco não podia ser dispensado pela aristocracia e burguesia inglesa e nem mesmo a realeza o dispensava…

O chá esteve ainda no centro de uma revolução em Boston, na América, que serviu como protesto contra o aumento de impostos alfandegários de Inglaterra. Várias toneladas de chá foram deitadas ao mar, e este foi um dos pontos mais importantes da luta pela independência dos EUA.

Os benefícios do chá

O chá, para além do seu agradável sabor, e da incitação à reunião social, presta ainda um inegável serviço ao nosso organismo, uma vez que lhe proporciona substâncias minerais que ajudam a prevenir as doenças coronárias e patologias, como o cancro, uma vez que possui altos níveis de flavonóides antioxidantes que podem neutralizar as substâncias cancerígenas que entram em contacto com o nosso corpo.

Consumo do Chá

As populações consumidoras de chá apresentam um baixo índice de colesterol no sangue, para além de um pressão sanguínea inferior, devido à presença de potássio no chá e do baixo conteúdo em sódio. O seu alto teor em flúor, ajuda também a prevenir a cárie.

Uma simples chávena de chá contém vitaminas essenciais para a saúde e minerais como a carotina, com propriedades antioxidantes, potássio, para regular o ritmo cardíaco, e manganês, que auxilia a regular o crescimento dos ossos, entre outros já referidos.

O chá ajuda a emagrecer

O chá ajuda a emagrecer, porque a quantidade de calorias e gordura é mínima e consumimos água, o que significa uma reposição de líquidos e acaba com a sensação de fome, ajudando o nosso organismo através das suas propriedades diuréticas, a eliminar gorduras através da urina e o suor.

Cerimónia do chá

A pausa para o chá proporciona, apesar das más línguas que o consideram um estimulante, um momento de descontração para o saborear, ao contrário do que acontece com outras bebidas, consumidas à pressa.

Para preparar uma boa chávena de chá, são necessários vários passos, apesar de não irmos ao ponto de efetuar uma verdadeira cerimónia do chá ao gosto oriental. Em primeiro lugar deve sempre escaldar o bule, de forma a permitir que o chá liberte todo o seu aroma. Aqueça depois água mineral e retire assim que começar a ferver, onde vai deixar o chá em infusão cerca de quatro minutos.

Pode tomar o seu chá com leite, somando as virtudes de ambos numa bebida mais saudável, ou com limão, adoçado com mel, quente e reconfortante ou gelado e refrescante. As folhas de chá podem ainda ser utilizadas para aromatizar compotas de fruta, e gelados.

É mesmo caso para dizer: aceita um chazinho?

Classificação
A sua opinião
[Total: 2 Média: 3]