O que deve fazer para se livrar das Insónias

1706
Insónias
Insónias

Dormir no mínimo 8 horas diárias é o conselho dos especialistas. Uma noite bem dormida, sem insónias, revitaliza o organismo e prepara-o para as ações mentais e físicas do dia seguinte. Para se ter uma noite tranquila de sono é necessário habituar o corpo a algumas regras, horários e comportamentos…

Uma noite de sono faz-nos recuperar as nossas capacidades físicas, intelectuais e mentais, dando-nos novas energias para o dia seguinte. Todos precisamos de um número mínimo de horas para dormir, que pode variar consoante os casos, entre as 6 e as 8 horas diárias de sono.

Nos dias de hoje, são muitas as actividades que se prolongam pela madrugada e nos fazem deitar muito mais tarde do que, de facto, deveríamos. Encontramos de entre elas, as saídas nocturnas, a televisão, a Internet ou mesmo preocupações ou actividades profissionais.

Em média, dorme-se cerca de 6 horas diárias, quando se deveria ter as 8 horas de sono completas, para que o nosso organismo não entre em conflito. O não dormir as 8 horas aconselhadas pelos entendidos, faz com que se crie um género de “dívida de sono”.

Esta, vai ser geralmente paga, no final de semana quando o indivíduo pode então, recuperar o sono perdido. A recuperação do sono não é uma contagem matemática, bastando para isso, duas noites de sono para que o indivíduo se sinta de novo bem.

Médicos especialistas do sono afirmam que, no mínimo, se deva dormir 5 horas por dia, para que se consiga realizar sem problemas, as tarefas mentais e as ações básicas do dia-a-dia.

O sono chega de noite pela acção dos neuromediadores que atuam sobre o hipotálamo, onde está, por assim dizer, o despertador interno do nosso corpo. Este mecanismo faz-nos assim, despertar e ter sono a determinadas horas.

Pode dizer-se que o sono tem dois ciclos: o sono lento e o paradoxal. O sono lento passa por quatro estádios, sempre caminhando para um sono cada vez mais profundo; o sono paradoxal, marca o final de cada estádio anterior e é caracterizado pelo sono leve e pelos sonhos.

Enquanto estamos a dormir, a temperatura do corpo baixa, facilitando o relaxar do corpo e um bom sono. O sono surge porque a glândula pineal, situada no centro do cérebro, liberta a melatonina, a hormona responsável pelo sono.

O facto da luz nos acordar pela manhã é motivado pela inibição da actividade da glândula pineal que por sua vez, limita a produção de melatonina.

Como ter uma noite tranquila

Para se ter uma noite tranquila de sono é necessário habituar o corpo a algumas regras, horários e comportamentos, fundamentalmente:

  • aconselhamos ritmos de vida regulares, dando disciplina e horários ao corpo;
  • tomar calmamente as refeições e a horas fixas;
  • evitar tomar estimulantes, como chá preto, café ou outras bebidas com cafeína, de noite;
  • praticar desporto no final da tarde, para que de noite se possa sentir tranquila;
  • ir para a cama quando sentir os primeiros sinais de sono;
  • beber um copo de leite antes de ir dormir, ou se for o caso, quando acordar de noite.

Estes conselhos ajudam a diminuir as insónias, contribuindo para a fixação de horários, aos que o corpo será forçado a obedecer, reduzindo assim, também o stress.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]