10 passos para reduzir o stress

4108
10 mandamentos para reduzir o stress
10 mandamentos para reduzir o stress

Stress, aquele acumular de energia nos músculos… aquela sensação de dor no corpo, as insónias, a ansiedade, a depressão… a eterna pressa, a urgência. Descubra em 10 passos como reduzir o stress.

O stress faz parte integrante da vida. No entanto, o que é prejudicial para o organismo, não é o stress em si, mas os seus níveis altos e descontrolados. Saber como poder controlar e evitar o stress é fundamental para uma vida mais saudável.

Para reduzir o stress não se esqueça:

1Tenha uma vida saudável

Este ponto é um dos principais, para que tenha sucesso no controlo do stress. Consta em fazer uma dieta saudável e equilibrada, evitar o álcool, tabaco e café, fazer exercício físico, de entre eles destacam-se a meditação, os exercícios para relaxar os músculos, exercícios aeróbicos, jogging, ou yoga.

2Organize a sua semana

Só assim poderá planear o que pode, ou não, fazer. Não se sobrecarregue e deixe sempre tempo para a suas imprescindíveis oito horas de sono diárias. Tente fazer refeições sentadas. Organize muito bem o seu tempo, para que este possa ser “esticado” até poder fazer coisas de que realmente lhe dão prazer. Respeite esse plano.

. pub .

3Não tente fazer mil coisas ao mesmo tempo

Faça uma coisa de cada vez e planeie o que vai fazer a seguir, com uma ordem cronológica de importância. Não misture trabalhos nem actividades e quando estiver a descansar, não pense no trabalho.

4Todas as coisas levam o seu tempo

A pressa é inimiga da perfeição e da boa realização das tarefas. Como tal, tudo requer um tempo de realização, por isso a organização de um plano de trabalho é tão importante.

5Não dedique mais tempo do que o necessário, ao trabalho

No caso de não ser necessário trabalhar mais que o previsto, não o faça. Quando deixa o trabalho, não o leve para casa. Aqui, deverá desfrutar da companhia dos seus e relaxar. Se viver sozinha, aconselhamos a companhia de uma animal de estimação, ou cuidar de plantas, como método de se distrair.

6Saiba dizer “não”

Não tenha medo de dizer “não”, quando isso é fundamental para si e importante para se sentir bem. Aprenda a recusar propostas que irão, de futuro, atrapalhar a calendarização pré-estabelecida por si.

7Esteja com amigos e ria

Esteja com pessoas que goste e que a sua companhia seja benéfica para si. Divirta-se com os seus grupos de amigos. Rir, distende os músculos e além de ser um método muito relaxante é, em tudo, extremamente saudável.

8Não passe a vida a correr

A angústia dos horários e dos transportes, são as principais razões para a correria, que se faz sentir nas grandes cidades. Porém, ajude-se a si próprio a evitar essa angústia. Por exemplo, não corra para os transportes, sabe que haverá sempre um outro passados uns segundos e enquanto espera pelos transportes não se angustie, ele virá.

9Deixe que o amor lhe bata à porta e convide-o a entrar

Antes de mais, aprenda a gostar (imenso) de si. O passo seguinte é gostar dos outros…

10Auto-estima

Rodeie-se de uma auto-estima e um sentimento muito forte de confiança. Estes dois sentimentos irão ajudar-lhe a reduzir o stress do dia-a-dia, aliviando a angústia do excesso de trabalho ou de responsabilidades. A auto-estima irá dar-lhe o auto-controlo de que precisa.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]