Conheça todas as verdades sobre o Sono

1796
Conheça todas as verdades sobre o sono
Conheça todas as verdades sobre o sono

Dormir é um prazer para muitos, mas um perfeito martírio para outros! Tem que acordar cedo? Precisa de dormir muito? Descubra os segredos acerca do sono!

As verdades sobre o sono

‘Levantar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer!’ – esta é uma das expressões mais antigas que estamos habituados a ouvir frequentemente. Mas, se para uns isto é perfeitamente normal, para outros levantar cedo é uma tarefa quase impossível.

Pensa-se de antemão que estes últimos são pessoas mais preguiçosas, mas a verdade veio agora ao de cima: tudo depende do relógio biológico de cada um.

As pessoas que têm mais necessidade de dormir não revelam um grau de preguiça superior relativamente àquelas que se levantam facilmente pela manhã, bem cedo.

A realidade é que os dorminhocos são seres que necessitam somente de dormir mais horas e que têm o seu relógio biológico atrasado cerca de duas horas.

Por isso dormem mais, mas apenas por uma questão de necessidade e não por motivos de preguiça.

Ainda que tenha que dormir muito, saiba que, aos poucos, pode ir acertando o seu relógio biológico.

A partir do momento em que tiver que se levantar sempre à mesma hora, mesmo que seja cedo, verá que com o tempo essa tarefa começa a ser bem mais simples e menos indesejada.

É tudo uma questão de hábito e de acertar o seu relógio biológico, embora isso não significa que não tenha que dormir o mesmo número de horas de antigamente. Solução? Deitar-se mais cedo!

Porém é importante ter atenção ao seguinte: caso tenha que se deslocar ao trabalho pela manhã, no seu carro, é conveniente só conduzir quando estiver bem desperto.

Deixe-se de malabarismos com os olhos e com a condução, porque ter sono e conduzir é uma das tais misturas que não pega muito bem, assim como o álcool e o automóvel.

A sua atenção à estrada vai ser muito menos, e pode ter mesmo surpresas desagradáveis. Aconselhamo-la, sempre que tiver que ir conduzir, a dormir muito bem durante a noite para a sua atenção à estrada atingir os limites necessários.

Uma noite mal dormida, ou pegar no carro ainda meio a dormir, pode ser fatal!

Dormir mal pode ainda causar outros problemas, nomeadamente ao seu organismo. As insónias são muito aborrecidas, mas os distúrbios que delas advêm podem ser piores.

Segundo um estudo da Universidade de Chicago, as pessoas que têm mais problemas em dormir têm uma maior probabilidade de sofrerem de obesidade ou mesmo de hipertensão.

Dormir bem é, por isso, imperial em muitas áreas, e se de facto tem problemas em dormir consulte o seu médico para juntos resolverem a solução.

Os ovos e o leite são uns bons aliados para o sono chegar mais rápido, enquanto o consumo exagerado de cafeína produz em algumas pessoas estados de insónia profundos. Seja como for, fica desde já a tomar conhecimento de algumas verdades sobre o sono!

Uma boa noite de sono e sonhos cor de rosa para si!

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]