Conheça melhor a idade da menopausa

3527
A idade da menopausa
A idade da menopausa

A idade da menopausa, com ela vêm os calores “afrontamentos” as alterações de humor e o terror ligado ao fim de uma parte da vida.

A partir dos trinta e alguns anos, os níveis de estrogénio da mulher começam a diminuir, o que causa o encerramento do ciclo fértil da vida, a chamada menopausa.

A idade da menopausa

A menopausa significa que os ovários deixam de produzir as hormonas de estrogénio e progesterona, e não se trata de uma doença, é apenas um estágio na vida da mulher.

Daracterísticas da menopausa

A principal característica da menopausa é o fim da menstruação, mas em muitas mulheres a menopausa é anunciada por menstruações irregulares, mais escassas ou com grandes hemorragias.

Milhares de mulheres passam por esta alteração todos os anos, e apesar da muita informação disponível e de algum apoio médico, esta continua a ser uma fase encarada com temor e mesmo alguma vergonha, em parte devido ao tipo de educação a que as mulheres estão sujeitas, como aparelhos reprodutores.

Com a menopausa termina o ciclo fértil e a mulher sente-se incomodada por não ser capaz de gerar vida em si e encara esta como uma experiência tumultuosa.

As manifestações físicas desta mudança, devido à falta de produção de estrogénio, incluem um aumento dos sintomas do síndrome pré-menstrual, um engrossamento da pele, aumento de pilosidade, alteração das formas do corpo e possível aumento de peso. A apetência sexual também pode sofrer algumas alterações em diferentes alturas do ciclo de mudança.

As mulheres na casa dos trinta têm ainda mais tendência para sofrer de sintomas pré-menstruais que as que se encontram na casa dos vinte, devido a um declínio dos níveis de estrogénio, as hormonas básicas da mulher. A sua produção tem início na adolescência, quando é responsável pelo aparecimento dos sinais sexuais secundários na mulher, e vai até a menopausa.

A falta de estrogénio causa as ondas de calor em cerca de 75 a 80 % das mulheres. Vários estudos mostram que as mulheres na menopausa têm mais hipóteses de sofrerem ataques cardíacos ou doenças cardiovasculares.

O estrogénio é responsável pela fixação do cálcio nos ossos. Após a menopausa, uma grande parte das mulheres passa a perder o cálcio dos ossos, doença chamada osteoporose, responsável por fracturas e por grande perda na qualidade de vida da mulher.

Não existe uma idade pré-determinada para a menopausa.

Geralmente ocorre entre os 45 e os 55 anos, mas pode ter lugar a partir dos 40 anos sem que isto seja um problema.

Não existe também uma relação entre a primeira menstruação e a idade da menopausa.

Se bem que em algumas mulheres não sintam nada durante o período da menopausa, a maioria poderá sentir alguns sintomas, como ondas de calor, que se espalham por todo o corpo, inundando em suores, que também podem ocorrer durante a noite, acompanhados de insónias, a diminuição do apetite sexual e dores durante o acto sexual, em parte devido a uma secagem dos mucos vaginais, uma maior irritabilidade, depressões e diminuição de atenção e memória.

Com a menopausa surgem dois dos fantasmas das mulheres em idade pós-menopausa como por exemplo a osteoporose e as doenças cardiovasculares.

Em relação à osteoporose (descalcificação dos ossos), sabe-se que as hormonas têm um efeito protector e quando chega a menopausa o risco de fracturas é muito maior, pelo que se deve seguir uma terapêutica hormonal de substituição, e ingerir muitos produtos lácteos, para evitar problemas mais graves.

A terapêutica hormonal

A terapêutica hormonal tem o inconveniente de estar conotada com o cancro da mama e do útero. Por isso, exige-se que as mulheres que tomem estrogéneos sejam vigiadas, de modo a prevenirem a ocorrência de possíveis situações malignas.

Apesar de toda a carga negativa que a menopausa acarreta, é preciso encarar esta fase apenas como mais um estádio na vida cheia de alterações e transformações a que a vida de uma mulher está sujeita, de forma saudável e sem traumas.

Afinal, a vida pode muito bem começar aos cinquenta.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]