Plano de treino para o período das festas

0
1705

Com as Festas, o seu plano de treino parece ficar de lado. Não necessariamente? Começou pelo almoço e jantar de Natal. Agora é a vez de mais outra sessão gastronómica – é o Ano Novo.

No meio de tanta comida, é normal cometerem-se excessos. E as horas que passamos no ginásio ao longo do ano parecem, assim, ficar ameaçadas.

Para que tal não aconteça, propomos-lhe três planos de treino físico diferentes: o básico, o intermédio e o avançado. Comecemos pelo primeiro:

Plano de treino Básico

O programa básico é indicado para quem tem muito pouco tempo disponível, permitindo manter o seu atual nível físico.

Não é difícil. O programa consiste em caminhar, três vezes por semana, durante cerca de 20 minutos. Se bem que o tempo é escasso, não há mal nenhum em se levantar, durante alguns dias, um pouco mais cedo. Por isso, ponha de lado a preguiça. Os resultados vão ser positivos. Se quiser “puxar” um pouco mais, prolongue o tempo da caminhada para os 30 minutos ou vá alternando-a com pequenos momentos de corrida.

Um conselho: os melhores momentos para caminhar parecem ser após a última refeição do dia ou antes de dormir.

Plano de treino intermédio

Passamos para o programa intermédio. O objectivo é, não só manter o seu nível físico, bem como melhorá-lo um pouco mais. Para isso são indicados dois tipos de exercícios: três caminhadas de 20 a 30 minutos e duas sessões de ginástica por semana. O essencial é estabelecer um programa razoável, que lhe permita atingir o objectivo já referido. Por isso, não vale a pena exagerar.

Mas ir ao ginásio? É verdade que, durante as festas, o tempo não é muito. Por isso, apresentamos-lhe três exercícios muito fáceis, que pode fazer em sua própria casa.

Comece sempre por um aquecimento e, depois, siga esta ordem: alongamentos dos músculos (cerca de 5 minutos), 10 abdominais e 15-20 flexões.

Depois de acabar a primeira série, descanse por breves momentos e repita-a novamente. O programa não deve ultrapassar os 20 minutos.

Se sentir alguma dificuldade em fazer estes exercícios, adapte-os às suas capacidades.
Saltar à corda, durante cerca de 5 minutos, é ainda indicado para quem gosta de dar ao litro.

Plano de treino avançado

Mas quais festas, quais quê. O programa avançado é para quem continua, a todo o vapor, empenhado na sua habitual rotina de exercício físico. Nada vai detê-la: nem a compra dos presentes, nem a preparação da ceia. Continue a frequentar as aulas de aeróbica ou fitness, concentrando especial atenção nas partes mais críticas: o peito, as pernas, as nádegas e os abdominais. Concilie ainda, se for possível, exercícios aeróbicos com trabalho de pesos.

E qual é o melhor plano de treino? Escolha o que melhor se adequa às suas capacidades, objetivos e, claro, tempo disponível. E lembre-se, que o seu sucesso, se encontra em manter uma certa regularidade.

Classificação
A sua opinião
[Total: 2 Média: 3]