Conheça as modalidades de ginásio antes de escolher

3882
Conheça as diversas modalidades de ginásio
Conheça as diversas modalidades de ginásio

Finalmente decidiu-se a inscrever num ginásio. Já não era sem tempo, não acha? Mas agora surge uma dúvida: qual das modalidades de ginásio você deve escolher?

Deixe- se de desculpas! A sua vida sedentária vai ter que acabar de uma vez, senão daqui a um tempo você já não vai conseguir mexer-se dada a sua apatia perante o exercício físico.

Os músculos estão mais que enferrujados, as articulações presas, e os problemas cardiovasculares não tardarão a aparecer. É isto que pretende para a sua vida no futuro? Certamente que não!

As modalidades de ginásio

As opções nos ginásios são cada vez maiores. Se antigamente estavam apenas localizados em zonas estratégicas, e apenas com duas ou três variantes de modalidades, agora as coisas apresentam-se num cenário muito mais amplo.

Ir ao ginásio deixou de ser algo complicado para passar a ser uma deslocação perfeitamente simples e que vai ao encontro das suas expectativas.

Aeróbica, natação, musculação, cardio fitness, hidroginástica, step, danças, entre tantas outras, são apenas algumas das opções de modalidades que encontra facilmente num ginásio perto de si.

Como não é possível falar de todas, deixamos-lhe aqui algumas sugestões que temos a certeza irão ao encontro das suas necessidades neste momento.

A Aeróbica ou o Step

A Aeróbica ou o Step são duas das modalidades instaladas nos nossos ginásios há muito tempo. A Aeróbica é uma modalidade caracterizada por inúmeros movimentos, em jeito de dança, a partir de passos específicos.

Já o step é feito sobre uma plataforma, também ele recorrendo a passos e coreografias, do mesmo género que a anterior. Ambas as modalidades são completadas com alongamentos e ginástica localizada.

Estas duas actividades melhoram o sistema cardiovascular e respiratório, combatem o stress e o envelhecimento, queimam gorduras e calorias, ao mesmo tempo que aumentam a resistência física.

Musculação

Uma modalidade muito em voga ultimamente, e que antigamente era apenas conotada ao sexo masculino, é a Musculação. É revestida por uma série de exercícios, recorrendo a aparelhos e halteres para esse efeito, com o objectivo de exercitar os músculos.

A Musculação aumenta a massa e resistência muscular, tonifica e define os músculos, modela o corpo e estimula o sistema cardiovascular e respiratório.

Hidroginástica

Uma modalidade que tem vindo a ganhar muitos adeptos é a Hidroginástica. Os exercícios do step e da aeróbica são realizados na Hidroginástica, mas a diferença é que os mesmos são feitos numa piscina com água pelo peito.

Barras e pesos são também alguns dos equipamentos. Esta actividade melhora a postura, o sistema cardiovascular e respiratório, e o risco de lesões é menor pois é realizada dentro de água.

Favorece também a coordenação motora, exercita todos os músculos do corpo, e é a actividade indicada a quem tenha problemas de peso, coluna, e articulações.

O Cardio Fitness

O Cardio Fitness é mais uma proposta que aqui lhe deixamos. Actividade que trabalha o sistema respiratório e cardiovascular na sua totalidade, recorre a diversos aparelhos para a sua prática: remos, step, bicicleta, tapete, entre outros.

Convém estar alguém especializado a acompanhar o treino para que não abuse e se esforce em demasia, pois pode vir a sofrer algumas consequências nefastas caso se esforce demais.

Esta prática previne doenças cardiovasculares, melhora o colesterol, assim como a tensão arterial, reduz o peso e as gorduras, activa a circulação do sangue, aumenta a resistência, permitindo também uma melhor oxigenação cerebral.

Natação

A modalidade de todos os tempos e desde sempre tem um nome: Natação. A Natação é uma modalidade indicada para qualquer idade, possibilitando uma excelente manutenção da sua forma física.

É esta prática o único exercício que trabalha todas as partes do corpo, melhora o sistema cardiovascular e as articulações, tonifica os músculos e aumenta a resistência física.

O estilo bruços ou o estilo costas são apenas dois géneros de natação, sendo que o primeiro é aconselhável a quem tem problemas de coluna enquanto que o segundo é particularmente benéfico a quem tem problemas nas costas.

Qualquer uma destas modalidades, como tantas outras existentes, são benéficas para o seu corpo e resistência física.

A prática de exercício físico aumenta a sua autoestima, melhora a flexibilidade articular, reduz em grande escala os problemas respiratórios e de circulação, previne situações de risco cardiovascular, e pode ser uma arma importante para o combate à celulite.

Além de todas estas mais valias, não esqueça que o exercício físico produz uma sensação de bem estar indescritível.

Está à espera de quê para ir para o seu treino? Com tantas vantagens temos a certeza que lhe aguçamos ainda mais o gosto pelo desporto. Com uma alimentação adequada, seguindo uma conduta de vida correcta, e exercício físico, verá que na sua vida tudo tem uma aura muito mais positiva!

Classificação
A sua opinião
[Total: 2 Média: 3]