Hidroginástica: a solução para fazer exercício no verão

0
2153

Quando o calor aperta só apetece estar na água. Aproveite essa vontade e tonifique o seu corpo de ‘sereia’ para fazer aulas de hidroginástica.

Benefícios da hidroginástica

A hidroginástica é uma actividade extremamente completa que lhe permite trabalhar o corpo todo. Tratam-se de exercícios aeróbicos na água, que permitem aos músculos trabalharem com uma maior resistência devido ao peso do corpo ficar mais leve dentro de água.

Pelo facto da água ser mais resistente que o ar, você consegue queimar mais calorias ficando com um corpo mais rijo, como sempre havia sonhado.

Desenvolvendo a resistência do corpo, a hidroginástica é muito boa para quem quer perder peso. Ainda que não tenha que nadar, como acontece na natação, os músculos adquirem uma maior resistência.

Educando também toda a sua estrutura cardio-respiratória, a hidroginástica pode ser realizada de Verão ou de Inverno, neste último caso numa piscina aquecida, utilizando diversos materiais que auxiliam a realizar os exercícios aeróbicos na água.

Qualquer pessoa, independentemente da idade ou sexo, e mesmo que esteja grávida, pode realizar hidroginástica. Basta que para isso tenha força de vontade!

Cada vez mais o ser humano está preocupado em levar uma vida saudável, mas o problema é que aquilo que faz no local onde realiza o seu exercício físico é estragado quando vem cá para fora.

O ideal é pensar que qualquer exercício que realize necessita não só de uma força de vontade evidente, como também de uma mentalidade diferente. Enquanto não mudar a sua forma de pensamento, os exercícios que fizer, quer sejam na hidroginástica ou em qualquer outra actividade, não servirão para nada!

É necessário melhorar a qualidade da vida do praticante de qualquer actividade física, e isso não se consegue só na piscina ou no ginásio!

Porquê fazer hidroginástica?

A hidroginástica não causa lesões nas articulações e proporciona ainda um enorme bem estar físico e mental.

Os pontos positivos da hidroginástica são vários – além de qualquer pessoa realizar esta actividade, a hidroginástica oferece ainda um maior fortalecimento dos músculos, diminui a frequência cardíaca, beneficiando a respiração, aumentando a resistência física e a amplitude articular, além de ser um desporto e, por esse motivo, aumentar sempre a sua auto estima.

Dentro de água qualquer exercício pode ser feito, quer a pessoa seja magra ou gorda, o que significa que ninguém se sentirá inferior a ninguém, pois todos podem realizar os mesmos exercícios, graças ao fraco peso que o corpo adquire na água.

Juntando a todos os benefícios visíveis da hidroginástica, há ainda a realçar o facto de pessoas que tenham algumas restrições quanto ao esforço físico da zona vertical, como artroses, lombalgias ou reumatismo, possam realizar esta actividade, com as devidas precauções e cuidados.

Antes da aula é imprescindível fazer-se um aquecimento, e no final uma sessão de exercícios de relaxamento, independentemente de ter ou não problemas na zona lombar.

A água é, indiscutivelmente, um bem essencial para a sobrevivência do ser humano e, não só para ser ingerida, a água proporciona também, como acabou de verificar, uma mais valia para o equilíbrio do corpo.

Não permitindo lesões, a hidroginástica não possibilita também a existência de dores musculares após a aula, tendo em conta que a água reduz o impacto dos movimentos corporais.

As formas do corpo moldam-se, combate a flacidez, permitindo a cada pessoa que realize os exercícios executá-los consoante as suas capacidades, com maior ou menor genica. E, como na água a transpiração do corpo é maior, os poros ao dilatarem-se deitam para fora mais impurezas. Assim, pulmões, rins e fígado ficam mais limpos, passando a funcionar muito melhor.

Crianças, idosos, grávidas, jovens, homens ou mulheres, qualquer pessoa pode praticar hidroginástica, certa que vai fortalecer o seu corpo e equilibrar o seu organismo. Em água fria ou aquecida, a hidroginástica não é apenas uma actividade para perder peso, mas também um complemento vital a muitas zonas do corpo.

A hidroginástica não é um desporto de Verão ou de Inverno, mas sim um desporto do ano inteiro. Comece hoje mesmo a zelar por si!

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]