Saiba como pode emagrecer a caminhar

1993
Saiba como pode emagrecer a caminhar
Saiba como pode emagrecer a caminhar

Caminhar é um exercício simples para quem quer emagrecer um pouco. Mas, não basta apenas ir caminhar e julgar que essas gordurinhas desaparecem. É preciso mais do que isso…

Caminhadas fazem milagres, embora seja necessário ter cuidado com outros factores. Dizem os entendidos na matéria que, não há nada melhor do que uma boa caminhada pelo parque ou pela praia, descontraindo o corpo e o stress acumulado no seu interior.

Não se esqueça que para além de exercício físico, a caminhada é um bom hidratante psicológico. Mas, de nada adianta fazer uma caminhada da sua casa ao café da esquina ou ir à mercearia comprar pão. É preciso caminhar bem e bastante.

As caminhadas implicam um desgaste físico para que, as calorias acumuladas no seu corpo, possam ser libertadas em abundância. Se, continuar a consumi-las em demasia e a sua libertação não for superior à sua acumulação, não conseguirá emagrecer quase nada.

Caminhar estimula as batidas cardíacas, liberta o stress e dias depois sentir-se-á bem mais solta. É um excelente meio para se descontrair e, se for para um local que lhe agrade particularmente, as coisas funcionarão ainda melhor.

Regras para emagrecer a caminhar

Contudo, caminhar tem certas regras e limites. Caminhar quinze minutos não vai libertar as suas calorias e, caminhar por muitas horas, poderá ser um exagero face à sua constituição física.

Primeiro, é necessário ter em conta e saber se a pessoa está habituada a fazer exercício e, se o seu organismo e pulsação aguentam o ritmo que quer fazer. Por isso, e antes de começar a fazer longas caminhadas, deve aconselhar-se com alguém especializado na área para saber até onde lhe é permitido ir e as suas capacidades.

Caminhar é um exercício que pode ser realizado por qualquer pessoa, independentemente da sua idade. Normalmente, a caminhada é feita por pessoas mais idosas, mas os jovens que, não têm tempo para irem até um ginásio, já adoptaram também esta técnica de exercício.

Todavia, se acha que essas gordurinhas estão demasiadamente evidentes e quer algo rápido e eficaz para abatê-las, então a melhor opção não é certamente a caminhada.

Ainda que caminhar faça muito bem ao organismo, porque sempre se movimenta, a realidade é que isso não basta e que, para se verem os resultados, é preciso algum tempo.

O cuidado com a alimentação é imprescindível: se continuar a comer grandes refeições, só duas vezes por dia, a beber muito e a comer coisas com excesso de calorias, o mais certo é que não note diferenças no seu corpo.

Assim, basta ter algum cuidado com a alimentação, não comer muitas gorduras, nem fritos, e comer em doses pequenas muitas vezes ao dia.

Caminhe em passos largos e em ritmo acelerado, para que consiga gastar muitas calorias. O segredo é transpirar! Se sentir que está a transpirar muito, não se preocupe, pois é sinal que a caminhada está a fazer efeito e a atacar as suas calorias.

Comece por caminhar poucos minutos, diariamente, e vá aumentando a intensidade, o ritmo e a duração. Com o passar do tempo, sentirá mais capacidade para caminhar mais tempo.

Vá caminhar para um sítio que a descontraia, de preferência um espaço amplo e pouco poluído, e caminhe sempre em ritmo acelerado e passos largos. Depois pode alternar a caminhada com pequenas corridas e, em seguida, voltar a caminhar novamente.

O importante é nunca parar e aguentar o máximo que conseguir. Leve sempre consigo água, pois nos dias de calor é normal que fique desidratada.

Se não tem paciência, disponibilidade ou condições económicas para frequentar um ginásio, ao menos caminhe e abandone um pouco essa vida sedentária, cada vez mais impregnada na nossa sociedade.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]