Conheça as fases do ciclo menstrual

2387
Conheça as fases do ciclo menstrual
Conheça as fases do ciclo menstrual

Todas as mulheres, a partir de uma determinada idade, normalmente entre os 11 e 14 anos, são menstruadas. A mulher produz um óvulo mensalmente, que pode vir a ser fecundado, originando um novo ser. Mas, o ciclo menstrual é irregular e depende de vários fatores.

O que é a menstruação

Sempre que um óvulo não é fecundado, o revestimento sanguíneo que, compunha as paredes do útero, para acolher o óvulo fecundado é libertado. Nos catorze dias que sucedem à ovulação, esse fluido revestido de sangue desce através do colo do útero passando pela vagina.

Este período da hipotética fecundação, dura cerca de vinte e oito dias, mas não é uma fase totalmente regular. A própria menstruação pode variar, mas o mais comum é durar cinco dias. A última menstruação tem a sua data marcada, mais ou menos aos 45 anos, ou então alguns anos, mais tarde.

O que é a menarca e a menopausa

A menarca e a menopausa, o início e o terminar da menstruação, podem produzir algumas irregularidades, tanto ao nível do fluxo como do período de duração. É normal que o período chegue mais cedo ou mais tarde, ou dure mais ou menos tempo. Brevemente voltará à normalidade, mas se isso não acontecer, poderá estar relacionado com motivos externos ao funcionamento do seu organismo, ou então devido a alguma anomalia interna. Convém, por isso, ficar alerta.

Ciclo menstrual

Aconselhamo-la por isso, a decorar o dia da sua última menstruação ou, se for necessário, a apontar num local, onde não se esqueça dessa data. O facto da menstruação não aparecer, durante um mês, pode querer significar uma gravidez, doença, factores emocionais, alterações muito evidentes de peso, ou o uso de determinados medicamentos que causam efeitos secundários, no seu ciclo habitual.

Atraso da menstruação

Se o seu período aparecer mais tarde do que é normal, este motivo pode-se prender com um factor: estar grávida. No entanto, existem outras hipóteses que não deve excluir, como o facto de ter estado doente, de andar a dormir pouco, estar muito stressada ou ter sofrido diferenças horárias bruscas.

Fluxo e duração do periodo

Quando o período aparecer e vier com uma abundância exagerada, poderá estar a fazer um aborto espontâneo, sem que tenha conhecimento.

Há mulheres que têm um período demasiadamente longo, ou então que de um momento para o outro se apresentou nestes moldes, portanto deve consultar um médico. Isto tem a ver com problemas hormonais, fibromas ou polipos que, se continuarem originam uma anemia.

O que é a dismenorreia

Os períodos dolorosos, provocam muito desconforto às mulheres. Essas dores podem acontecer desde sempre ou só começarem a surgir, muito mais tarde.

A este mal estar e dores intensas, dá-se o nome de dismenorreia. O que pode fazer, é tomar alguns analgésicos ou anti-inflamatórios, receitados pelo médico. Mas, se começar a sentir dores de um momento para o outro, a normalidade pode assumir a forma de problema.

Assim, as dores durante a menstruação, a duração irregular do período, o fluxo abundante do mesmo são normais se, sempre se registaram estes factores. A mínima alteração, pode ser um sinal de aviso e risco, por isso consulte de imediato, um médico competente nesta matéria.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]