Como escolher os óculos de sol certos

2169
Óculos de sol
Óculos de sol

Os óculos de sol deixaram de ser apenas algo para proteger os olhos da claridade e dos raios de sol para passarem a fazer parte de um dos acessórios obrigatórios no dia-a-dia da mulher.

Escolher óculos de sol não é tarefa fácil para qualquer mulher.

Esta escolha depende muito do estilo que cada pessoa tem. Contudo, na hora de escolher o seu par de óculos tenha em atenção alguns detalhes, tal como a qualidade dos óculos. E, independentemente do estilo que queira usar, não se esqueça de que a cima de tudo está a proteção dos seus olhos.

Como escolher os seus óculos de sol

A exposição frequente e prolongada ao sol pode possibilitar a progressão de catarata, degeneração macular senil e tumores da córnea e conjuntiva. Por isso, o uso de óculos é fundamental para prevenir este tipo de doenças.

A cor das lentes

Quanto às lentes estas devem proteger contras as radiações ultravioleta do sol (UVA e UVB). Por curiosidade, fique a saber que as cores das lentes proporcionam formas de protecção diferentes, que devem ser levadas em conta na hora da escolha dos óculos de sol:

Por exemplo, as de cor laranja e castanho são lentes indicadas para míopes e hipermetropes, pois protegem contra a luz azul do sol.

As castanhas, cinzas e verdes são ideais para pessoas acima de 60 anos, pois nesta idade costuma ocorrer uma perda, em maior ou menor grau, da capacidade de contraste da visão.

As lentes cinza também são indicadas para quem possui astigmatismo e hipermetropia, isto porque reduzem o brilho, sem alterar as cores naturais, podendo ser usadas sob luz solar intensa.

As azuis proporcionam maior conforto no uso do computador, pois eliminam os tons vermelhos e amarelos.

A qualidade das lentes

E, porque são muitos os óculos à venda em diversos sítios e de todo o tipo de material, é importante saber que os óculos que tem baixa qualidade podem aumentar a agressão solar. É barato e giro? Sim, mas não se esqueça que pode estar a estragar a sua vista, sem qualquer necessidade.

Assim, certifique-se antes de comprar de que o produto é de uma marca reconhecida e que tem garantias de fabricação.

Esta escolha terá que ser combinada com o seu oftalmologista que é, sem duvida, a melhor pessoa para lhe indicar quais as lentes mais indicadas para o seu caso.

A personalidade que os seus óculos revelam

E porque os óculos são um acessório de moda muito importante, eles, tal como outras peças, reflectem muito da sua personalidade. Confira:

  • Rectangulares revelam uma personalidade forte, centrada e determinada.
  • Arredondados expressam delicadeza, suavidade e calma.
  • Triangulares são compostos de linhas inclinadas que transmitem sensações de dinamismo, alegria e descontração. Revela jovialidade na expressão e potencializa a criatividade.
  • Quadrados transmitem estabilidade, segurança e poder.
  • Armações grossas expressam uma personalidade marcante, enquanto os aros finos revelam mais intelectualidade.
Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]