Saiba como se toma a pílula anticoncepcional

0
129

Como se toma a pílula? Comece por tomar a primeira grajeia no primeiro dia da menstruação. Suponha agora, que esse dia é Segunda-feira, tome diariamente a pílula no sentido das setas, até à 21º e faça uma pausa de 7 dias, para que ocorra uma perda sanguínea idêntica à menstruação.

Como se toma a pílula?

Após os 7 dias, volte a tomar diariamente a pílula, quer a hemorragia tenha, ou não, terminado. Verá que quando recomeçar uma nova embalagem será sempre Segunda-feira. Poderá, através do calendário presente nas embalagens, verificar sempre se houve enganos, ou esquecimentos.

Quando tomar a pílula

Deverá tomar a pílula sempre à mesma hora, não porque influencie na sua ação, mas como uma ação metódica que a impedirá de se esquecer facilmente de a tomar.

O efeito contraceptivo da pílula começa logo após o ingerir da primeira pílula e prolonga-se obviamente, nos 7 dias de pausa. Nessa pausa, se não tiver qualquer hemorragia, antes de voltar a tomar a pílula e depois de verificar a remota probabilidade de uma gravidez, deve consultar o médico.

As hemorragias

Se aparecerem leves hemorragias fora da pausa prevista e se está no início do tratamento, não interrompa a pílula, isso é sinal de que o organismo, ainda está a habituar à nova situação hormonal.

Devemos, no entanto adverti-la que, esquecimentos e enganos na toma da pílula facilita a probabilidade de hemorragias.

Se esquecer de tomar a pílula

Se se esquecer de tomar a pílula no prazo inferior às 36 horas, deve tomá-la imediatamente. Quanto à grajeia seguinte irá tomá-la à hora prevista, sem que isto represente algum perigo, de tomar duas grajeias no mesmo dia, desde que evidentemente, não se torne numa regra.

No caso de ter passado mais de 36 horas, ou em caso de esquecimento de mais que uma grajeia, o efeito contraceptivo da pílula fica comprometido, devendo por isso utilizar outro contraceptivo, como o preservativo, neste espaço de tempo.

Tome as restantes grajeias, deixando na embalagem, as que se esqueceu de tomar. No caso de ter perdido uma grajeia, tome a seguinte; irá notar que estará nesse mês, um dia adiantada ao calendário da embalagem e terá por isso, a hemorragia, um dia antes.

A ação da pílula ocorre, pela penetração das suas propriedades, no sangue, através do sistema digestivo. Assim, se tiver vómitos nas quatro horas ou diarreia nas seguintes cinco horas, posteriores à toma da pílula, o processo de absorção não fica assegurado. Se estes sintomas se prolongarem, deve consultar o seu médico.

Como alterar a data da menstruação

Com a pílula pode adiantar-se a data da menstruação. Embora desaconselhado, não é em nada recomendável, se o fizer com alguma regularidade. Para adiantar a data, basta iniciar uma nova embalagem, sem ter feito a pausa recomendada de 7 dias. Quando chegar ao fim desta nova embalagem, a menstruação irá aparecer-lhe naturalmente.

As contra indicações da pílula

A investigação científica da pílula avançou bastante, como tal, desmente-se aqui o mito de que a pílula faz engordar. Quanto ao fumar, enquanto toma a pílula, o ideal será não o fazer, mas se fuma entre 5-10 cigarros por dia e no caso de não ter mais de 40 anos, não ter varizes, nem hipertensão, poderá tomar uma pílula estrogeno-progestativa.

Desaconselhada em apenas mulheres com antecedentes de trombose pessoal, ou familiar, angina de peito, diabetes e hipertensão graves, problemas de coagulação de sangue ou hepatite aguda, a pílula é o método mais eficaz de se poder evitar uma gravidez não desejada.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]