Será que a culpa é sempre das hormonas

11062
Será que a culpa é sempre das hormonas - hormona feminina
Será que a culpa é sempre das hormonas - hormona feminina

Há partes da sua vida que você nem imaginava que eram influenciados por elas, hormonas. Tente lembrar-se de quantas vezes você ouviu essa palavra como justificação para problemas de saúde.

A culpa é das hormonas

Acne, aumento ou perda de peso, alergias e outras inúmeras complicações são, muitas vezes, culpa das hormonas.

Mas será que elas são mesmo as vilãs? Há, de fato, alguns motivos pelos quais você deveria amá-las – e partes que você nem imaginava que eram influenciados por elas.

Hormonas controlam o seu apetite sexual – Nenhuma novidade até aqui mas, se você parar para refletir, não fosse a presença das hormonas, talvez a sua vida sexual não fosse tão satisfatória.

De acordo com um estudo recente, os estrogénios e a progesterona são responsáveis diretos pelo apetite sexual feminino. Enquanto os estrogénios aumentam a libido, a progesterona faz com que ela diminua.

Hormonas podem fazer com que você se sinta atraída por homens com feições femininas – Um estudo publicado no Reino Unido sugere que mulheres sob efeito de pílula anticoncepcional tinham maior tendência a sentirem-se atraídas por homens com feições femininas ou afeminadas.

Testadas antes de tomarem a pílula, elas demonstraram uma propensão maior a procurar características físicas consideradas mais masculinas, como mandíbula grande e formatos de rosto mais angulares.

Após a ingestão do medicamento, entretanto, as mesmas mulheres tornavam-se mais atraídas por rostos masculinos com traços femininos. Tudo bem, não se revolte – como o estudo foi feito com uma amostra muito pequena de mulheres, os resultados não são conclusivos.

Hormonas poderiam – teoricamente – influenciar as suas preferências de voto – Dá para acreditar? E o estudo que sugeriu essa afirmação foi divulgado por nada menos que a CNN.

Os resultados sugeriam que mulheres em período de ovulação eram mais propensas a votar em candidatos liberais, porque se sentiam mais sensuais. A recepção do público não foi nada agradável e, após diversas reclamações a respeito das afirmações, a pesquisa foi retirada.

Hormonas seriam uma determinante na escolha da sua carreira profissional – Essa pesquisa foi um pouco mais séria e estudou jovens com hiperplasia adrenal congénita (HAC, na sigla em inglês), uma doença causada pela exposição do feto à hormona masculina androgénio dentro do útero.

Os especialistas analisaram essas crianças em comparação com os seus irmãos que não tinham a HAC. Descobriram que as mulheres portadoras da HAC tinham maior tendência a interessarem-se por “coisas”, enquanto as demais se interessavam mais fortemente por “pessoas”.

As hormonas femininas

A conclusão dos pesquisadores foi que hormonas femininas influenciam a pessoa a escolher carreiras mais humanas, como a pedagogia, as ciências sociais e a psicologia, por exemplo, enquanto as hormonas masculinas fazem o contrário: influenciam a opção por carreiras nas áreas de ciências, por exemplo.

Hormonas fazem você gostar de homens com o estilo “bad boy” – De acordo com um estudo publicado em maio, você anda a sair com os homens errados por uma questão hormonal.

Acontece que, durante o ciclo menstrual, na fase da ovulação, as mulheres tendem a escolher homens fisicamente atraentes invés daqueles que consideram confiáveis. Pode ser que as hormonas expliquem por que a sua vida amorosa anda tão confusa, já pensou nisso?

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]