10 benefícios do abacate para o seu corpo

10855
10 benefícios do abacate para o seu corpo
10 benefícios do abacate para o seu corpo

O consumo equilibrado do abacate tem ação positiva no controle do colesterol e ajuda no processo de emagrecimento, conheça os porquês e quais os principais benefícios do abacate.

Por muito tempo o abacate foi considerado um alimento muito calórico, associado ao aumento de peso e gordura corporal. Porém, hoje, já sabemos que o abacate é uma fruta com alto valor nutricional e que trás diversos benefícios para o organismo.

Benefícios do abacate

Apresentamos agora alguns dos benefícios do abacate pode trazer ao seu organismo quando consumido com regularidade:

  • Contém gorduras boas. O abacate é rico em gorduras insaturadas, ‘gorduras boas’ que auxiliam na redução dos níveis de colesterol, além de contribuir para uma redução do ‘mau’ colesterol (LDL-colesterol) e aumento do ‘bom’ colesterol (HDL-colesterol).
  • Promove maior saciedade. O abacate também é rico em omega 9, o que auxilia na promoção da saciedade. Baseado nisto, pode-se dizer que o abacate auxilia no emagrecimento, porque contém gorduras ‘boas’ que promovem a saciedade (omega 9).
  • Previne as doenças cardiovasculares. O abacate contém Beta-sitosterol, um fitoesterol que atua na redução do LDL- colesterol que auxilia na prevenção das doenças cardiovasculares.
  • Evita a acumulação de gordura. O abacate melhora a ação da insulina, ou seja, evita picos de glicose no organismo.
  • Ajuda no trânsito intestinal. O abacate é rico em fibras que aumentam a saciedade e ajudam a melhorar o trânsito intestinal.
  • Possui ação antioxidante e anti-inflamatória. O abacate contém diversas substâncias antioxidante e anti-inflamatórias que reduzem a inflamação das células da gordura e auxiliam no processo de emagrecimento.
  • Protege contra o envelhecimento precoce. O abacate contém vitamina E, Luteína e a Glutationa, extraordinários antioxidantes que, além de auxiliarem no emagrecimento, ainda protegem o organismo de doenças cardiovasculares, cancro e do envelhecimento precoce, trazendo magnificos benefícios para a pele.
  • Auxilia na diminuição da celulite. As substâncias com ação anti-inflamatórias e antioxidantes também são responsáveis pela diminuição da celulite.
  • Previne doenças articulares. O abacate tem ainda uma ação protetora das cartilagens, devido à sua ação anti-inflamatória, sendo um excelente aliado na prevenção de doenças articulares, como a artrite e a artrose.
  • O abacate é rico em nutrientes, como o potássio, cálcio, ferro e fósforo.

Conclui-se sem margem para dúvidas que o consumo equilibrado do abacate tem uma ação muito positiva no controlo do colesterol, diabetes, doenças cardiovasculares, doenças articulares e no emagrecimento.

Como conservar o abacate

Preparamos para sí algumas instruções para conservar o abacate.

Descubra algumas receitas com Abacate

Guacamole original
O Guacamole é um molho excelente para acompanhar carnes grelhadas, sandes e como entrada.
Veja esta receita
Receita de guacamole, uma receita original mexicana
Panquecas de abacate com topping de coco
Separe os seus toppings preferidos e dê um sabor diferente a cada uma das suas panquecas.
Veja esta receita
Receita de Panquecas de abacate com topping de coco
Sanduíche de abacate
Uma sugestão de uma sanduíche de abacate, uma opção vegetariana saudável para o seu lanche.
Veja esta receita
Receita de sanduiche de abacate
Classificação
A sua opinião
[Total: 3 Média: 4.3]