Conheça uma Pele Mista

2277
Pele mista
Pele mista

A pele mista é o tipo de pele mais comum entre os seres humanos. Como qualquer outro tipo de pele, também ela merece cuidados especiais que só serão possíveis se você souber reconhecer a sua pele como uma pele mista.

As características de uma pele mista são evidentes, uma vez que tem áreas de secreção oleosa que aumentam na testa e no nariz. Por sua vez, e em outras áreas, é verificável que a pele apresente um aspecto mais seco. Para que consiga saber na perfeição se a sua pele é ou não mista, apenas tem que constatar que a oleosidade de uma pela mista situa-se na zona T, que engloba a testa nariz e queixo, mas que na zona das maçãs do rosto e ao redor dos olhos a pele é seca. É um tipo de pele opaca na área lateral do rosto, que facilmente descama com o frio e que pode apresentar alguns cravos em determinados locais da pele do rosto.

A pele mista obriga a um cuidado especial, no qual a higiene da mesma deve ser realizada de forma muito suave, auxiliada por uma tratamento regulador das secreções sebáceas na linha T. Além do mais, é ainda necessária uma protecção e reposição da humidade perdida.

Este tipo de pele, tal como as restantes, quer seja a pele normal, seca ou com problemas de acne, exige um tratamento e cuidados particulares que conduzem a pele a encontrar o seu caminho de equilíbrio e de saúde plena. Caso se maquilhe com muita frequência, os cuidados devem ser acrescidos, embora hoje a maior parte dos cosméticos já tenham associados a si as funções de beleza e de tratamento.

Para garantir a beleza da sua pele é necessário limpá-la correctamente.

Nunca lave o rosto com água e sabão, uma vez que são muito alcalinos e que ressecam muito a pele. O melhor mesmo é o sabonete, mas só se for hidratante. Caso use uma loção de limpeza, que pode ser o mais indicado, limpe também o pescoço, espalhando o creme em movimentos para cima e para fora. A loção de limpeza deve ser retirada com um algodão grande, e após esta tarefa o ideal é tonificar a pele. Humedeça um pouco de algodão com um tónico e aplique-o com pancadas leves e suaves pelo rosto e pescoço. Jamais use um tónico, esfregando-o, como se se tratasse de um leite ou loção de limpeza. Após esta tarefa, poderá hidratar, agora sim, a sua pele, e em seguida maquilhar-se.

As peles mistas podem ainda indicar outro tipo de pele.

Como é o caso da pele com problemas de acne, pele sensível, pele extremamente desidratada, ou a pele prematuramente envelhecida. No caso da pele com acne, e para a identificar melhor, encontramos os poros dilatados e botões avermelhados purulentos. Os cuidados a seguir devem ser centrados numa dieta alimentar pobre em gordura, refrigerantes, e álcool, assim como é aconselhável um tratamento cosmético específico e orientação médica em casos mais graves.

Quando as peles mistas escondem atrás de si uma pele também sensível a aparência desta é avermelhada, frágil, delicada, fina e um pouco irritada. Aconselhamos a usar produtos calmantes e de protecção de pele contra os efeitos do meio ambiente. Uma nota importante: se a sua pele se ruboriza ou lhe aparecem com muita frequência pequenas borbulhas, o mais certo é que tenha uma pele sensível e com tendência para o acne. Já as peles desidratadas e mistas ao mesmo tempo demonstram um aspecto áspero, escamam facilmente e são muito frágeis. Os tratamentos hidratantes e a protecção contra a perda de humidade são medidas a ter em conta.

A pele prematuramente envelhecida também pode esconder-se atrás de uma pele mista. Neste caso, as características passam por um aspecto rugoso, sem flexibilidade ou brilho, aparecimento de manchas, flacidez, pele ressequida e desnutrida.

Proteja este género de pele contra factores ambientais, e certifique-se de que mantém uma alimentação correcta e uma nutrição adequada. Misturando dois tipo de pele, a seca e a oleosa, a pele mista é aquela que é a mais comum encontrar-se.

Um creme nutritivo é igualmente importante para satisfazer as necessidades da pele, mas o mesmo nunca deve ser utilizado quando a pessoa for para o sol, pois registar-se-á uma dilatação dos poros, nem quando for dormir, uma vez que impede a respiração da pele. Os cremes nutritivos devem ser aplicados apenas quando souber que vai ficar em casa, descontraída, já que assim a pele poderá absorver o creme, independentemente da tarefa que estiver a executar.

Não esqueça que nas peles mistas deve usar-se produtos para pele oleosa na zona T, enquanto que nas regiões laterais e olhos os indicados são os produtos para pele seca. O importante é conseguir identificar qual o seu tipo de pele, e encontrar as soluções indicadas para que a sua pele respire saúde!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]