Desportos ao Ar Livre

0
1331

O bom tempo conduz a uma boa caminhada, a uma corrida amigável ou quem sabe a um passeio de bicicleta. Agora que o tempo é luminoso, aproveite ao máximo o ar livre que a rodeia.

O tempo está cada vez melhor. Os dias luminosos de sol radiante e de céu limpo são cada vez mais frequentes, por isso esta é a altura para dar uma escapadela do seu ginásio e percorrer os caminhos da natureza ou simplesmente romper o vento. Na praia, no campo ou em qualquer outro local, o importante é desfrutar desta brisa de ar quente que a todo o momento chama por si.

O exercício físico torna-se a principal preocupação nesta altura. É o tempo da praia, de partir para os banhos de sol e de mostrar o corpo na sua melhor forma. Quando se sente demasiadamente flácida, e sem aquele corpo escultural que a protagonista do filme possui, entra em desespero. Assim, à partida, a melhor opção parece-lhe ir para um ginásio. Pode perfeitamente fazê-lo, mas não se esqueça que o contacto com a natureza e os desportos ao ar livre são extremamente saudáveis para serem esquecidos.

O motivo porque o ar livre desperta o seu bom humor tem a ver com os efeitos do sol. Isto porque, os raios de sol permitem aumentar a melatonina que está relacionada com a hormona do bom humor. Depois, as próprias condições climatéricas e a sensação de liberdade proporcionadas pelo ar livre permitem ajudá-la a manter melhor o seu vigor físico e de resistência. Todas as pessoas podem realizar desportos ao ar livre, ainda que aquelas que tenham algum problema ou doença devam contactar o seu médico para saber as suas limitações.

O Jogging é uma excelente opção de exercitar os músculos e de restabelecer a forma física. Todavia, deve saber controlar os movimentos, relaxar bastante e, acima de tudo, saber respirar correctamente. É preferível correr em terrenos mais moles e maleáveis, do que em pisos duros e acidentados. A resistência, por exemplo, é uma boa forma de melhorar os pulmões e o coração, e assim exercitá-los. Se o fizer com regularidade será uma excelente opção para melhorar a sua resistência física e pulmonar.

De início, comece por passos rápidos mas ainda sem correr. Após os músculos estarem devidamente aquecidos, comece a correr um bocado e logo de seguida caminhe, para que o corpo não sinta logo de uma vez muito esforço físico. À medida que se sentir mais preparada, pode começar a fazer percursos maiores e ir aumentando o ritmo. Se vir que não consegue correr muito, opte apenas por caminhar que também é muito positivo.

Para praticar Jogging, ou mesmo para as caminhadas, nunca se esqueça de levar água, roupa confortável, sapatos adequados, chapéu, óculos de sol e, se o sol tiver muito forte, aconselha-mo-la a levar protector solar. Os raios de sol são tão fortes na praia como em qualquer outro local, por isso previna-se sempre. Se optar pelo Jogging leve uns sapatos para esse efeito, com cerca de 2 cm para a proteger da ruptura do tendão ou de problemas deste género.

Assim, pode optar pelo Jogging, caminhas ou pela bicicleta, que já abordamos pormenorizadamente num outro artigo, para que se sinta em plena forma e saudável. O descobrir a natureza e o contacto ao ar livre é tão importante como o seu físico, por isso use e abuse da mesma, com os devidos cuidados e precauções.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]