25 Truques de Empresários para Empresários

1203

Está pronta para dar o salto e deixar o seu velho emprego para trás, enquanto arrisca uma nova carreira como patroa de si mesma?

Está pronta para dar o salto e deixar o seu velho emprego para trás, enquanto arrisca uma nova carreira como patroa de si mesma? É preciso muita capacidade de sacrifício para conseguir passar os primeiros anos. Para a ajudar, deixamos aqui as melhores dicas de quem tem anos de experiência.

 

1 – Não trabalhe por menos do que acha que merece, nem venda produtos por menos valor do que pagou por eles, mas ofereça sempre descontos a clientes que assinem contratos consigo.

2 – Encontre uma loja que dê as suas referências aos clientes. Mas se eles lhe enviam trabalhos de pesadelo, certifique-se de que também lhe vêm parar às mãos alguns dos bons.

3 – Cerque-se de pessoas que a apoiem emocionalmente, e não se deixe desencorajar por ninguém. Se a sua ideia é boa e tem potencial, se tem meios de assegurar a subsistência durante os primeiros anos, as hipóteses de sucesso são enormes.

4 – Seja flexível nos seus ideais. Prepare-se para mudar a forma como encara as coisas e como funciona com o seu negócio, os produtos que vende ou os serviços que presta, de forma a preencher os requisitos dos seus clientes.

5 – Admita os erros, corrija-os e continue em frente. Se comprou uma peça de equipamento que não está à altura das expectativas, venda-a, troque-a ou devolva-a.

6 – Desenvolva uma boa relação com os seus bancos e credores. Mostre um interesse sincero em resolver os problemas. Pague sempre o máximo que puder a todos os credores.

7 – Treine-se! Vai passar muito tempo a fazer coisas que nada têm a ver com a sua área de experiência, como fazer a sua própria contabilidade, relações de marketing e publicidade e resolver os seus problemas com o computador.

8 – Evite o completo isolamento. Mesmo que trabalhe de perto com os seus clientes não é o mesmo que trabalhar com colegas de uma empresa. Desenvolva uma rede de amizades com outros empresários, para trocarem ideias, experiências e conhecimentos.

9 – Separe a vida pessoal do trabalho que desenvolve. Estabeleça um horário consistente para a sua vida pessoal e quando não estiver disponível para os clientes , grave uma mensagem e deixe que seja o atendedor de chamadas a atender, com as indicações de quando irá responder à chamada. Não deixe de indicar aos seus clientes a forma como eles podem entrar em contacto consigo em caso de emergência.

10 – Estabeleça um plano de trabalho para cada dia. Se vai preencher a sua agenda com actividades a cada segundo, o seu negócio nunca mais vai conhecer desenvolvimentos.

11 – Escreva um plano de negócios, de forma a saber a cada momento o que fez durante o ano.

12 – Seja sincera com os clientes e corrija rapidamente qualquer problema.

13 – Confirme pessoal e imediatamente as encomendas que lhe chegam por email.

14 – Peça informações às entidades respectivas acerca da melhor forma de obter vantagens fiscais para si e para os empregados.

15 – Quando encontrar alguém mais esperto e expedito do que você, contrate-o.

16 – Solicite conselhos a pessoas com mais experiência.

17 – Nunca entre em negócios ou parcerias em coisas de que não sabe absolutamente nada ou vai ter de levar o dobro do tempo para se adaptar e aprender acerca do negócio.

18 – Comece com uma carteira de clientes fixa, a nível local.

19 – Tenha em conta que as reservas monetárias se vão acabar rapidamente, por isso faça render o seu dinheiro pelo menos até ao segundo ano do negócio.

20 – Foque a sua atenção num objectivo e concentre-se nele até o conseguir alcançar.

21 – Não se preocupe com a forma como irá conseguir ter as coisas feitas enquanto ainda se está a debruçar sobre a ideia geral. O dinheiro e os recursos virão naturalmente depois de ter definido o seu objectivo.

22 – O seu principal objectivo (depois da ideia do negócio) deverá ser sempre proporcionar um serviço de primeira e produtos de qualidade.

23 – Use e abuse da Internet. Construa um site, mantenha um email disponível e invista algum dinheiro na publicidade on-line.

24 – Delegue algumas funções em pessoas realmente qualificadas. Poderá ter de contratar um advogado ou profissional de marketing.

25 – Nunca deixe para amanhã o que tem de fazer hoje.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]