(In) sucesso escolar

0
1626

O (in) sucesso escolar dos jovens não depende apenas das suas capacidades cognitivas, mas também do seu bem-estar físico e emocional.

As essências florais podem ser determinantes no resgate do equilíbrio interno e da individualidade, factores indispensáveis ao crescimento pessoal e cognitivo dos jovens.Considerando a importância da escola na vida dos jovens, nas respectivas famílias e consequentemente, na sociedade em geral, este é indubitavelmente um tema que desperta o interesse e a preocupação de todos nós.

A escola ocupa um período muito extenso das nossas vidas, devendo por isso ser um tempo não só de crescimento cognitivo, mas também evolutivo e pessoal. É exactamente nesta área tão íntima de cada um, que as essências florais actuam, resgatando dentro de nós, o nosso próprio equilíbrio interno e a nossa individualidade, promovendo o bem-estar e recorrendo ao melhor que cada um de nós guarda dentro de si.

No meio deste turbilhão que são as nossas vidas, com tantas solicitações e uma competitividade cada vez maior e insaciável, o apoio e o aconchego que as essências florais promovem ao nível das nossas emoções pode ser tão importante, como simplesmente nos sentirmos bem, em harmonia com o que nos rodeia, mais atentos, mais vivos, mais participativos e mais completos.

Vejamos de que forma se pode esquematizar a questão do insucesso escolar e a ajuda que podemos obter através das essências florais, nas várias vertentes do problema.

Estabilidade afectiva em família

Hoje sabe-se que o sucesso escolar depende, não só do desenvolvimento cognitivo e da motivação dos alunos, mas também da sua estabilidade afectiva familiar, da integração no meio escolar e da relação que mantêm com os colegas e professores.O desenvolvimento cognitivo depende da formação, da informação e dos estímulos facultados pelo seu ambiente familiar. É certo que um jovem inserido numa família interessada e participativa no seu crescimento cognitivo e emocional é estimulado e encorajado nos seus sucessos e, acima de tudo, nos seus fracassos escolares, tendo sempre presente a imagem de um futuro a construir e para o qual todo o percurso do aluno está traçado.

Em relação a um jovem inserido num meio social e culturalmente desfavorecido, as dificuldades escolares são vistas como uma antecipação de dúvida e de fracasso, causando desmotivação e desinteresse por suprir dificuldades, o que constitui um sério entrave à progressão do aluno na escola.

A importância da Linguagem

Outra questão importante é o efeito da linguagem no (in)sucesso escolar. Vivemos num mundo em que a palavra é instituída e, estando a palavra e o pensamento tão intimamente ligados, é fácil compreender que a aptidão e o sucesso escolar variam no mesmo sentido que a disponibilidade da linguagem.

A facilidade ou dificuldade de utilização da linguagem condiciona a atitude do aluno na sala de aula: um aluno com facilidade de utilização da linguagem sente-se mais confiante nas suas intervenções nas aulas, face aos colegas da turma e ao professor, está mais atento porque conhece as palavras e o seu significado e está mais disponível para participar na aula ou na apresentação de trabalhos.

Podemos agora pensar como se deverá sentir um aluno com o mesmo nível intelectual, mas que revele dificuldades de expressão ou, ainda, uma acentuada pobreza linguística. É como se o seu pensamento ficasse preso dentro de si. A questão da pobreza linguística já não está relacionada com a eterna questão entre o meio rural e o meio urbano ou entre meios sócio económicos diferentes, mas, sim, com a inexistência de hábitos de leitura devido à oferta de outras formas de entretenimento para os jovens e à falta de tempo e disponibilidade dos pais para o acompanhamento dos filhos e avaliação das suas necessidades. As dificuldades de expressão poderão também estar relacionadas com a gaguez e a dislexia.

Apoio Emocional e Motivação

A estabilidade emocional familiar depende do afecto e do apoio que o jovem recebe da sua família. Mesmo distantes durante o dia, se já existir uma relação de grande proximidade entre os elementos da família é possível mantê-la, através de uma atitude de companheirismo e cumplicidade, que respeita a individualidade de cada um e aproxima pais e filhos numa relação salutar.

Quando essa proximidade não existe, é ainda mais difícil compreender e aceitar as mudanças e as solicitações a que os jovens são sujeitos todos os dias e que condicionam o seu comportamento. Para que seja possível uma maior aproximação entre pais e filhos é necessário harmonia familiar, capacidade de escutar o outro sem a crescente irritabilidade muitas vezes associada à dificuldade de entendimento, coragem para mudar, sentir que se pertence ao seio da família, e apoio emocional para continuar a procurar essa aproximação, apesar das dificuldades. Na escola, a integração do aluno é fundamental para a regular progressão no processo de aprendizagem.

As diferenças físicas, étnicas, culturais e religiosas, os jovens transferidos de uma escola para outra, sem qualquer tipo de apoio quer da escola que abandonam quer da sua nova escola, são quase sempre determinantes de um clima de rejeição, extremamente prejudicial ao jovem excluído do grupo, em termos de auto-estima e confiança. Estas situações conduzem por vezes à indisciplina e intolerância como resposta. Para que cada um de nós possa revelar o seu melhor, é necessário estarmos em equilíbrio connosco próprios e com o mundo. Os jovens vivem actualmente num mundo demasiado rápido, competitivo e egocêntrico, tornando-se fundamental para o seu crescimento pessoal que recebam atenção, amor, orientação e motivação da família e amigos.

As essências florais podem contribuir para esse crescimento pessoal, despertando as capacidades que lhes são inatas e fortalecendo as que se revelarem frágeis, para que possam crescer melhor e mais felizes.

APOIO AO INTELECTO

Intelecto promove o equilíbrio, clareza e fluidez na expressão das ideias, sempre que o aluno revele dificuldades na expressão escrita, oral e de compreensão. Pode também ser muito útil na apresentação de trabalhos intelectuais ou de uma aula e uma ajuda em casos de autismo

FACILITAR AS RELAÇÕES

Harmonia (da gama Corpo & Alma) contribui para um ambiente harmonioso, seja qual for a sua natureza, ajudando a compartilhar, a entender, a respeitar e a ouvir o outro, facilitando as relações interpessoais e familiares difíceis.

AUTO-ESTIMA E CONFIANÇA

Confid (Australian Bush Flower Essences) reforça a auto-estima e confiança em si próprio, aumenta o poder pessoal e ajuda a assumir responsabilidades. A relação existente entre professores e alunos é também determinante no sucesso escolar, sendo que um bom ambiente na sala de aula favorece o interesse dos alunos pelos conteúdos programáticos e melhora o rendimento escolar.

PARA OS LOCAIS DE ESTUDO

Nas turmas com elevado número de alunos, ou com situações de indisciplina generalizada, em que é difícil manter um bom ambiente de trabalho, com participação e interesse de todos, Harmonia spray (Corpo & Alma) e Cognis (Australian Bush Flower Essences), utilizados na sala de aula, locais de estudo, bibliotecas, salas de exames, etc., aumentam a capacidade de concentração e atenção dos alunos, promovem uma substancial melhoria na compreensão e participação na aula e diminuem a irritabilidade que está na origem da indisciplina, o que contribui de forma efectiva para um melhor rendimento da aula em termos de aprendizagem e, consequentemente, melhor progressão dos alunos.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]