Beber café para perder peso. Será boa ideia?

5124
Beber café para perder peso: o café é um bom aliado?
Beber café para perder peso: o café é um bom aliado?

Será uma boa ideia beber café para perder peso? Nos últimos dois séculos, poucas substâncias foram tão clinicamente estudadas como o café, sem nenhum resultado comprovado de que é prejudicial à saúde. Pelo contrário, muitos estudos demonstram os efeitos benéficos do café e do seu principio ativo, a cafeína.

Beber café para perder peso?

Através de um consumo regular de café, podemos desenvolver o papel da cafeína no combate ao excesso de peso e obesidade a partir de três factores:

Gasto energético

  • As pessoas que bebem café apresentam um maior gasto energético diário. O café assume-se como responsável por um maior consumo energético, uma vez que estimula o metabolismo e, por conseguinte, a termogenese, acelerando o processo que resulta da transformação de calorias dos alimentos em energia. Desta forma, o organismo gasta mais calorias diariamente.

Processo de lipólise

  • A cafeína potencia o processo de lipólise, que, por sua vez, se reflete numa degradação dos lípidos e posterior conversão de gorduras em reservas energéticas. Esta deterioração de lípidos leva a que os níveis de gordura corporal desçam, facilitando a manutenção ou recuperação do peso desejado.

Sensação de saciedade – barriga cheia

  • O consumo regular de cafeína é sinónimo de uma maior sensação de saciedade. Assim, os snacks e os excessos tornam-se menos frequentes, já que não sente a chamada vontade de comer. Logo, a ingestão de calorias é mais controlada.

Com base nestes fatores e sempre acompanhado de exercício fisíco e um bom controle alimentar pode manter o hábito de regularmente beber café para perder peso. Não se esqueça de consultar o seu médico ou nutricionista regularmente.

Dicas para beber um bom café

Para que possa apreciar um bom café, deixamos-lhe algumas dicas:

  • Os cuidados com o café começam com o armazenamento do pó. Após a abertura da embalagem, guarde o pó num frasco bem fechado e guarde num local seco e fresco, para evitar a oxidação.
  • O café deve ser consumido, logo após a preparação, ele começa de imediato a perder o aroma, sabor, antioxidantes e nutrientes.
  • Evite colocar adoçante ou açúcar no café, a combinação do café com o leite também não é aconselhável, pois a cafeína irá comprometer a absorção do cálcio do leite.
  • A melhor maneira de ingerir o café é puro ou então pode adicionar um pouco de pó de canela ou então pode mexer com um pau de canela, além de aumentar o seu aroma, aumenta também os seus benefícios.
  • Tente não consumir a bebida no final da tarde ou no inicio da noite, pode correr o risco do café prejudicar o seu sono.

Quantidade recomendada de café por dia

A quantidade recomendada de café varia entre 2-3 cafés de 50 ml por dia para pessoas saudáveis.

O café é uma das principais fontes de cafeína disponíveis. Apenas uma chávena de café de 50 ml, tem mais quantidade de cafeína, do que 250 ml de chá preto, chá verde, 20 g de chocolate negro de 70% de cacau e 330 ml de bebidas energética (ex: red bull).Contudo, quando comparado com o chá preto e verde, o café não contém tantos antioxidantes. O excesso de café pode ser considerado algo acima de 4 chávenas de 50 ml por dia.

Cuidado com o açúcar

Beber café para perder peso é uma boa opção mas deve ter atenção ao açúcar. Se consumir cerca de 3 a 4 chávenas de café por dia (o consumo diário recomendado) e juntar a cada café um pacote de açúcar, no final do dia terá ingerido 24 a 32 g de açúcar, se contabilizarmos apenas esta fonte de açúcar. Por conseguinte, no final do ano, terá consumido aproximadamente 11 kg. Por isso, é recomendável que beba café mas puro, ou seja, sem açúcar!

Classificação
A sua opinião
[Total: 2 Média: 4.5]