A entrevista: um passo para a contratação

1593
Entrevista de emprego
Entrevista de emprego

Este é talvez um dos mais importantes momentos do processo de seleção, a entreviste de emprego,  quer para a empresa, que vai passar a conhecê-la e a recolher mais informações, quer para si, que vai apresentar e vender os seus serviços de forma directa. Vai ter oportunidade de contar as suas experiências e demonstrar competências.

Antes de uma entrevista, obtenha o máximo de informações acerca da empresa, a sua actividade, a localização, a pessoa que a vai entrevistar, e certifique-se da data e hora marcada, até para ter uma noção de como se deslocar.

Entrevista de emprego

Leia atentamente o seu currículo e leve consigo diplomas, certificados e outro tipo de documentação que considere válida.

Tenha um cuidado especial com a sua aparência, porque a opinião é formada no primeiro minuto. Seja sóbria, sem fatos de cerimónia, mas também não demasiado formal nem se vista totalmente de escuro. Nunca use óculos escuros, porque dá uma imagem de quem se quer esconder.

Use o tradicional saia-casaco ou calças-casaco de cores sóbrias e nada de muita bijuteria. Leve apenas uma mala e uma pasta para os documentos.

Seja pontual e se por qualquer motivo chegar atrasada telefone para a empresa e tente marcar uma outra hora ou peça desculpas de forma aberta. Seja simpática para com todas as pessoas que a atenderem.

Durante a entrevista mantenha uma impressão de positivismo, confiança e atenção. Sente-se direita e olhe directamente para o entrevistador. Não tenha medo de pedir explicações sobre o que não compreendeu e mostre interesse no lugar para que está a concorrer.

Não corte a palavra ao entrevistador, mesmo que seja importante o que tem a dizer, nem olhe constantemente para o relógio. Mantenha uma posição direita na cadeira e não se mexa demasiado. Não masque pastilha elástica nem fume.

O auto-elogio ou fazer com que a outra pessoa sinta pena de si, mendigando trabalho, também não é correcto.

Não minta, porque depois terá de mostrar aquilo para que se disse capacitada.

Acima de tudo não se mostre arrogante e espere que seja o entrevistador a referir a remuneração.

Normalmente, os entrevistadores optam por uma pequena conversa de ocasião para quebrar o gelo. Responda de forma descontraída mas não deixe de lado a formalidade. Espere que a convidem a sentar e coloque a mala e a pasta no chão, perto de si.

Evite falar demais, certos maneirismos ou demonstrar nervosismo em demasia. Torne os momentos mais embaraçosos em momentos de humor e de desanuviamento. Não responda logo quando lhe dirigem a pergunta, organize a resposta em dois ou três segundos, não mais.

São várias as técnicas utilizadas pelos entrevistadores para testar os candidatos. Tenha em atenção que se o entrevistador mantém um silêncio após a sua resposta, não tem de continuar a falar. Espere que seja ele a retomar o questionário.

Esteja preparada para perguntas embaraçosas, pode ser a forma de a testar a situações de maior tensão.

Depois da entrevista, costuma ser marcada uma data para a resposta. Se já se passaram duas ou mais semanas desse prazo, telefone para saber a resposta. Confirme sempre a sua disponibilidade para a comparência na firma, se receber o aviso por uma terceira pessoa ou por correio.

Se não tiver sorte, não desanime. De certo vão surgir outras oportunidades. Para além das entrevistas directas, muitas empresas optam por testes de seleção. A forma como se pode preparar é explicada a seguir.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]