Como pode proteger o organismo com Antioxidantes

1388
Antioxidantes
Antioxidantes

Proteger o nosso organismo dos radicais livres é fácil. Basta aumentar a ingestão de antioxidantes. Mas de que se tratam e onde se encontram?

Proteja-se com antioxidantes

O stress do dia-a-dia actual e a má alimentação que quase todos fazemos, a par com a falta de descanso, levam a que o organismo crie radicais livres, moléculas com grande reactividade e que introduzem reações químicas negativas, e que levam à destruição de células saudáveis.

Os antioxidantes são as moléculas que podem combater a acção nefasta dos radicais livres, formados pelo nosso organismo também por influência de factores como a poluição, o tabaco, o consumo de álcool e de certas gorduras e açucares.

Face aos processos de oxidação que têm lugar no nosso organismo, os antioxidantes são substâncias com efeitos protectores e podem ser encontrados em certas vitaminas, alguns minerais e em enzimas.

E como é que a ingestão destes pode ajudar a combater os radicais livres?

Quando o nosso organismo contém antioxidantes, os radicais livres vão ligar-se a estes, e já não agridem as células.

As formas mais conhecidas dos antioxidantes são as vitaminas A, C e E contidas em certos alimentos e em minerais como o zinco, o magnésio e o selénio.

Introdução pela alimentação

Quando a alimentação não chega para combater estes radicais livres, é necessário ingeri-los em suplementos, recomendados para combater problemas como as doenças cardíacas e musculares, para consumidores crónicos de álcool e fumadores. É o caso do betacaroteno, um percursor da vitamina A, a vitamina C e a vitamina E.

Em relação aos minerais, já referidos, o selénio é essencial ao desenvolvimento dos tecidos humanos, o zinco para a cicatrização de ferimentos, funcionamento do fígado e produção de esperma e óvulos. Por fim, o magnésio ajuda a manter uma estrutura óssea normal e a evitar problemas do sistema nervoso.

Algumas plantas são fonte de antioxidantes e podem ser consumidas no dia-a-dia, como o chá verde.

As pessoas com idades superiores a 40 anos devem aumentar a ingestão de antioxidantes, quer por via oral, quer através de produtos cosméticos, uma vez que estes ajudam na regeneração das células, adiando o processo de envelhecimento.

Um aumento deste tipo de produtos na sua alimentação pode produzir maravilhas para os estados de cansaço e envelhecimento da sua pele.

O que são os antioxidantes?

Antioxidante (v.g. flavonóides) são compostos que abrandam a deterioração natural das células devido à oxidação; podendo assim ajudar a prevenir o aparecimento de várias doenças.

São reconhecidos os benefícios antioxidantes que o chá possui, tais como os existentes em frutos e vegetais, nomeadamente no sumo da ameixa, da uva, da maçã, no alho e na cebola, e ainda na laranja, limão, acerola, cenoura, kiwi, cereais integrais e suplementos como o óleo de gérmen de trigo.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]