Saiba como prevenir o reumatismo

3012
Conheça melhor o reumatismo
Conheça melhor o reumatismo

Os anos começam a pesar no seu corpo, no organismo e na liberdade de movimentos. Associadas a estas dificuldades, surgem também os problemas ósseos e de articulações, aquilo que denominamos por Reumatismo.

As doenças reumáticas são diversas

Apesar de muitos portugueses julgarem que as mesmas se apresentam apenas em três ou quatro problemas, a verdade é que as mesmas estão divididas em inúmeras vertentes e não são assim tão generalizadas como se possa pensar.

O reumatismo

O reumatismo está ai, e afecta uma percentagem muito elevada da população. Quando a idade começa a avançar é natural que surjam problemas, até porque ninguém é imune às doenças características da velhice. Uns mais, outros menos, a verdade é que é necessário prevenir o alastrar dessas doenças ou mesmo evitar o seu aparecimento mais cedo do que é habitual.

Se a alimentação, o exercício físico e o tipo de vida que se leva for correcto pode-se mesmo afirmar que esses problemas têm uma maior dificuldade em aparecer na vida de qualquer comum mortal.

O facto de essas doenças não tomarem proporções mais alarmantes não tem só a ver com uma filosofia de vida sã. Na realidade elas podem sempre aparecer, e muitas delas são mesmo inevitáveis, mas é fundamental que sejam diagnosticadas a tempo para serem tomadas as providências necessárias.

or isso, é fundamental estar atento à transformação do corpo humano, às alterações nas capacidades físicas, e a qualquer dor mais evidente que possa surgir e que, por pura falta de conhecimento, não consiga descodificar o que realmente significa.

Para que fique corretamente informada, resta-nos levá-la a conhecer alguns dos problemas reumáticos que podem surgir. Assim, podemos dividir as doenças reumáticas nos seguintes ramos: artrites, artroses, problemas na coluna vertebral, nos tendões, e a doenças dos ossos.

As artrites

As primeiras, as artrites, são aquelas que mais rapidamente podem atingir outras partes do corpo, podendo este problema ocorrer em pessoas que não estão numa idade muito avançada, entre os 40/ 60 anos.

Afectando fortemente as articulações, como outras áreas do organismo, esta doença inflamatória necessita de um tratamento urgente e afecta mais frequentemente as pessoas do sexo feminino.

As artroses, ou osteoartrite, são provenientes de um desgaste das superfícies articulares, provocando dificuldades ao andar, sendo esta um dos tais problemas que não se podem evitar com o passar da idade.

As doenças da coluna vertebral podem ser referentes a problemas da coluna lombar ou cervical. Problemas nas articulações da coluna, nomeadamente inflamações, ou um desgaste das próprias articulações, podem ser preocupantes.

Os problemas derivados de artrite nas articulações da coluna são aqueles que maior preocupação originam para a saúde dos pacientes.

As doenças nos tendões podem surgir em qualquer idade, mas com o avançar dos anos é comum que se evidenciem com maior frequência, motivadas por doenças inflamatórias ou esforços físicos. Porém, o problema que mais facilmente está relacionado com o reumatismo são os problemas dos ossos.

A osteoporose

A osteoporose, problema que afecta mais as mulheres e que se denomina, em traços gerais, por uma descalcificação dos ossos, tal como as infecções e tumores, são as grandes vertentes através das quais se dividem os problemas ósseos.

O reumatismo é um problema, até à data, que não apresenta qualquer cura, mas existem determinadas modelos de vida que podem diminuir em muito o risco de ser atingido por um problema reumático ‘antes da hora’.

Esforce-se por não comer em demasia, e comer apenas coisas saudáveis, faça exercício físico regularmente, durma numa cama dura de modo a que o corpo fique direito, cuidado com o excesso de pesos que carrega, repouse bastante e não cometa excessos, quer seja em relação ao álcool ou ao tabaco.

Porém, e antes de mais, consulte um médico para se informar melhor e realizar alguns testes médicos.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]