Dia Mundial sem tabaco, comemora-se a 31 de Maio

1694
Dia Mundial Sem Tabaco
Dia Mundial Sem Tabaco

Desde o experimentar um cigarro, apenas por curiosidade, até ao seu mais maléfico vício, o tabagismo é um dos motivos que drasticamente faz aumentar a taxa de mortalidade mundial. No Dia Mundial Sem Tabaco reflicta bastante pois, é o mínimo que pode fazer…

Dia Mundial sem tabaco

O tabaco é uma das causas que, mais mortes origina um pouco por todo o mundo. Desde o experimentar um cigarro, apenas por curiosidade, até ao seu mais maléfico vício, o tabagismo é um dos motivos que drasticamente faz aumentar a taxa de mortalidade mundial. No Dia Mundial Sem Tabaco reflicta bastante pois, é o mínimo que pode fazer…

As consequências do tabagismo são conhecidas por todos mas ainda assim, o vício de puxar de um cigarro e dar umas extensas passas não consegue sair da cabeça e da vontade, com a facilidade que os não fumadores pressupõem. Todavia, fumar causa graves problemas, não só para a saúde como também para a carteira. Controlar a forte teia que envolve o tabagismo é extremamente complicado e, os números desastrosos falam por si mesmos.

Um dos objectivos que se pretende alcançar com a consagração deste dia, é tentar prevenir as pessoas para os problemas que advêm do tabaco e do seu consumo, de maneira a diminuir o grau de mortalidade de doenças relacionadas com o cigarro. Fumar implica não só problemas para o organismo na sua totalidade, como promove também o aparecimento de doenças cardiovasculares em grande escala.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), lança todos os anos uma campanha de prevenção para todos os fumadores, bem como para aqueles que não fumam e que posteriormente podem vir a sofrer desta praga contagiante.

“Deixe o cigarro para trás” é o nome da campanha promovida pela Organização Mundial de Saúde, para sensibilizar todas as pessoas da nossa actual aldeia global, inundada por uma névoa de fumo expressa e cinzenta.

Os números falam por si. Estima-se que, cerca de um terço da população mundial seja fumadora e que 200 milhões desse número total, sejam pessoas do sexo feminino. Á medida que os anos aumentam, cada vez mais as mulheres se tornaram fumadoras activas prejudicando a saúde do seu organismo e ameaçando a taxa de natalidade mundial.

Tentar colocar um travão nesta espécie nefasta que vai aumentando a largos passos é tarefa difícil, e exige uma grande mobilização de meios e muita força de vontade pela parte daqueles que se encontram envolvidos no fumo do seu cigarro. Não é por acaso que todos os anos, 3,5 milhões de mortes acontecem no mundo por causa do tabagismo, o que equivale a cerca de 10 000 mortes por dia derivadas desse vício.

No Dia Mundial Sem Tabaco, faça uma enorme introspecção e pense naquilo que anda a fazer com a sua vida e saúde, sem contar com o dinheiro que gasta diariamente na compra desse maço que poderá ser posteriormente, a causa para uma morte mais rápida e imprevista. Reduzir o número de fumadores, não só em Portugal como no mundo inteiro, é uma das principais metas a que a Organização Mundial de Saúde se propõe.

Terminar de vez com o fumo de tabaco que invade o mundo é quase uma utopia, mas diminuir o seu número de fumadores de forma a atingir uma realidade bem mais pequena, pode ser um marco a alcançar que só depende de si.

Faça com que o slogan “Deixe o cigarro para trás”, entre de uma vez por todas na sua vida e invada a sua rotina diária. Porque um futuro sem tabaco, começa inicialmente por si e deve dar o exemplo aos restantes fumadores…

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]