Conheça os sintomas da Meningite e saiba como proteger-se

2609
Conheça os sintomas da Meningite e saiba como proteger-se
Conheça os sintomas da Meningite e saiba como proteger-se

Após ter estado um pouco esquecida, a meningite volta, novamente, a atacar. Apesar de ser diagnosticada, principalmente, nos mais jovens, esta doença pode atingir qualquer pessoa, seja qual for a sua idade. A delegação de saúde garante que não há razão para alarme, mas mesmo assim, todo o cuidado é pouco.

A meningite pode matar, em menos de um dia. É uma bactéria rara, mas que se tem vindo a alastrar, nos últimos tempos. Exige respeito e acima de tudo, cautela e precaução.

O que é a meningite

A bactéria principal que causa a meningite, a Neisseria meningitidis, está normalmente alojada na garganta dos seus portadores, sendo estes maioritariamente adolescentes. O problema agrava-se, quando essa bactéria se desloca em direcção às meninges, ou seja, às membranas que protegem o cérebro. Quando este é atingido, é provocada uma infecção, a que se dá o nome, de meningite.

Essa bactéria que, se julga afectar cerca de 30% das pessoas, pode também causar a septicémia. Os órgãos vitais do sistema circulatório são afectados e, a septicémia instala-se. A bactéria, sobrevive apenas no organismo humano. Fora do seu ambiente normal, ela resiste muito pouco tempo.

Sintomas da meningite

Geralmente, as crianças até aos cinco anos, são o grupo de maior risco de contrair meningite, pois ainda não têm as resistências, nas suas plenas funções. Se você ou o seu filho, demonstrar pouco apetite, moleza, febre, tonturas, dores de cabeça, vómitos, cansaço anormal, devem de imediato consultar um médico. Sorrateiramente, a doença ataca, parecendo ser uma simples gripe e nós, nada podemos fazer.

O desenvolvimento da doença leva ao aparecimento de dores e rigidez no pescoço, uma confusão memorial inexplicável e, várias manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. Esta doença aparece normalmente, durante o Inverno, ainda nos primeiros meses do ano. Pessoas indefesas ou com outros problemas, serão as principais vítimas.

Apesar de, os hospitais e centros de saúde estarem preparados com o plano nacional de vacinação gratuita, as facilidades de combate desta doença são escassas. Ainda não existe uma protecção totalmente eficaz, mas em breve espera-se um milagre nesta área.

Meningite nas crianças

A meningite, a paralisia infantil, infecções em recém-nascidos, ou até gripes de Verão, podem ser curadas, a partir de Pleconaril. Se tudo correr como planeado e, se os testes que estão a ser realizados forem bem sucedidos, este medicamento pode estar nas farmácias, dentro de um ano.

A ViroPharma, uma empresa de Filadélfia, nos Estados Unidos, está na origem do seu nascimento. Esta nova droga, encaixa-se de forma organizada na superfície do vírus assassino, e acaba por destruir aquilo que infecta as células humanas. 200 vírus podem ser travados, com esta pequena “máquina assassina”.

Precauções para evitar a transmissão da meningite

A meningite é uma doença facilmente transmissível por isso, todo o cuidado é pouco. Para prevenir o seu contágio, certas precauções devem ser relembradas frequentemente: não partilhe copos, talheres, palhinhas, cigarros, cachimbos, ou quaisquer outros objectos que, contenham saliva de outras pessoas. Evite a proximidade física, com alguém que não pareça totalmente saudável, com pessoas que tossem ou espirram, sem tapar a boca.

Não ande por aí a beijar alguém desconhecido, pois os beijos transportam com eles bactérias. Certifique-se que as crianças não colocam na boca objectos que estiveram na boca de outro.

Lave as suas mãos, com água morna e sabão frequentemente. Evite também, respirar o fumo do cigarro. Ao beber água num chafariz público, tenha cuidado e, não encoste a sua boca ao bocal.

Se ama a vida, tenha em atenção todas as precauções e avisos e, vacine-se contra a meningite. No caso de encontrar algum sinal de alarme, vá imediatamente ao médico. O que está em jogo não é só a sua vida, mas também a do próximo.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]