Conselhos para relaxar os músculos do pescoço

3034
Como relaxar os músculos do pescoço
Como relaxar os músculos do pescoço

Passa muitas horas sentada, sempre na mesma posição, e o seu pescoço começa a dar sinais de dor e cansaço. Saiba como aliviar e relaxar os músculos do pescoço com exercícios simples e práticos.

Como relaxar os músculos do pescoço

As dores de pescoço podem surgir por diversos motivos, mas frequentemente surgem pelo facto de estar sentada durante muito tempo, sempre na mesma posição e ainda para mais adoptando uma postura errada.

Pode também acontecer que as dores no pescoço sejam motivadas por carregar com objectos pesados, usar sapatos muito altos todos os dias, não andar direita ou por dormir num colchão demasiado mole.

Os problemas musculares que se alojam no pescoço podem estar também relacionados com lesões que afectam nervos e músculos, ou então que atinjam ossos e articulações.

Se a coluna não estiver na posição correcta, o acumular do stress, ou mesmo uma sobrecarga emocional muito forte, podem ser suficientes para desencadear dores fortes nesta zona.

As alterações no seu estado nervoso são um dos motivos a considerar, mesmo que mantenha uma boa postura e que não faça muito esforço.

O calor ajuda muito a aliviar as dores de pescoço. Se utilizar uma saco de água quente nessa região, ou se molhar uma toalha em água quente, espremendo-a posteriormente e aplicando-a na zona dorida, durante 15 minutos, constatará os resultados brevemente.

Existem também exercícios simples que pode fazer quando sentir dores: comprimindo o queixo, incline a cabeça para a frente e para baixo.

Deixe-se estar nessa posição durante alguns segundos, e depois puxe a cabeça para trás o mais que conseguir. Se for preciso repita o exercício novamente até se sentir bem.

Pode também optar por deixar cair a cabeça para um lado, muito suavemente, até esta tocar no ombro. Em seguida, faça a mesma coisa para o lado oposto. Repita-o até achar que se está a sentir melhor.

Outro exercício é inclinar a cabeça ligeiramente para a frente, girando depois o pescoço e a cabeça de um lado e para o outro, como se estivesse a desenhar círculos no ar.

Faça primeiro para um lado e depois para o outro, sem nunca esforçar em demasia o pescoço ou a cabeça. Os movimentos podem ir aumentando de rapidez, mas nunca devem chegar a ser bruscos.

A forma como dorme é também muito importante. Em vez de uma almofada que não reúne as condições necessárias para um bom descanso, recorra a um rolo próprio para esta zona.

A curvatura entre o pescoço e as costas fica preenchida e a tensão nesta área, motivada por uma dureza excessiva nos músculos, tornar-se-á quase nula.

A Fisioterapia é também um bom caminho a seguir para aliviar essas dores musculares no pescoço, recorrendo a massagens, ao calor, e a diversas técnicas que são usadas pela Fisioterapia.

O segredo é manter-se o mais direita possível, não ficando com a coluna torta, e nem carregando com coisas muito pesadas.

Faça pequenas pausas no seu trabalho, isto se o mesmo implica que esteja o dia inteiro sentada, e repita os exercícios que atrás lhe referimos diversas vezes ao dia. Uma massagens é algo também bastante produtivo e que lhe proporciona uma enorme sensação de bem estar.

Como vê, os recursos são muitos, basta apenas aplicá-los e acabar com essas dores de uma vez por todas!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]