As hormonas regulam o funcionamento do nosso organismo

9899
As hormonas regulam o nosso organismo
As hormonas regulam o nosso organismo

Como metabolizamos o álcool e as drogas? Como funciona o nosso aparelho circulatório e que resistências temos às infecções? O que determina a forma como reagimos ao sexo? A resposta está nas hormonas.

O nosso organismo conta com o sistema de comunicação mais complexo e sofisticado que alguma vez existiu sobre a Terra e que opera a nível microscópico com uma precisão assombrosa, através de mais de três biliões de células.

As hormonas são substâncias essenciais ao normal funcionamento do organismo, porque regulam o metabolismo, o crescimento e o desenvolvimento corporal e intelectual e as funções sexuais.

A maior razão que leva ao interesse do estudo das hormonas liga-se com a estreita relação que existe entre o mal funcionamento destas e os problemas de saúde, que anos atrás eram atribuídos à hipocondría, o que levava a que muitos doentes fossem remetidos para consultas de psiquiatria, pela incapacidade do médico para encontrar uma explicação para esses estranhos sintomas.

A identificação desta substância foi apenas conseguida no início do século XX por dois fisiologistas londrinos, Bayliss e Starling, que descobriram a acção de mensageiros químicos que se formavam em determinados tecidos e eram posteriormente lançados nas vias sanguíneas e linfáticas.

Os mensageiros provocavam determinadas reações nos diferentes órgãos. Com esta descoberta ficou a ser conhecido o princípio do controlo biológico, com um funcionamento semelhante ao do sistema nervoso com um controlo químico das funções vitais.

Apesar de ser independente deste, as hormonas estão submetidas a um controlo nervoso, porque ambos os sistemas estão relacionados. O sistema hormonal tece uma rede de controlo e comunicação complementar ao sistema nervoso mas em vez de originar impulsos nervosos as glândulas segregam hormonas, que vão posteriormente afectar outras glândulas e tecidos no organismo.

Este é um sistema que funciona encadeado noutros, de forma que qualquer alteração num destes ‘mensageiros’ provoca modificações em toda a estrutura.

As hormonas, ou mensageiros químicos, intervêm no processo de Comunicação a Longa Distância, termo utilizado quando a comunicação celular se estende a órgãos diferentes daqueles onde são produzidos os impulsos. Neste processo é uma parte do cérebro que controla todo o mecanismo – o hipotálamo, através do sistema nervoso central e de um conjunto de estruturas situadas na base do cérebro.

As hormonas são as verdadeiras responsáveis pela nossa longevidade, sexualidade e vigor sexual, pela nossa vitalidade, inteligência e estão ainda encarregadas de reger as emoções humanas. Elas intervêm também em cada uma das atividades vitais do corpo como a reprodução, a assimilação e absorção de nutrientes e a regulação dos períodos de descanso e atividade.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]