Acerte o passo com a sua Pilula!

1844

Volta e meia esquece-se de tomar a pílula, mas nem se preocupa pois acredita que não é por falhar um dia que vai ter efeitos secundários. Ou deixou de a tomar há um mês ou dois e está totalmente desregulada e acha que não corre riscos de engravidar?

Em Portugal, cerca de metade das gravidezes inesperadas acontece em mulheres que usam contracepção.

A pílula contraceptiva oral combinada, também conhecida como pílula anticoncepcional, ou simplesmente “a pílula”, é uma combinação de estrogênio e progestágeno administrada oralmente para inibir a fertilidade normal da mulher.

Muitas mulheres esquecem-se de a tomar, ou não o fazem a tempo e a horas. Se a gravidez  não está planeada para esta altura da sua vida, tem de saber proteger-se e acabar de vez com alguns mitos que ainda têm um lugar muito forte na vida das mulheres.

Tenha a especial atenção a estas regras:

Se tomar a pílula fora da hora habitual, mas ainda durante as doze horas seguintes, deve-se tomar nessa altura a pílula esquecida e a seguinte na hora habitual. Mesmo que a isto corresponda tomar duas pílulas no mesmo dia.

A melhor forma de não se esquecer de tomar a pílula é associar este hábito a outro que já tenha diariamente. Por exemplo, escovar os dentes à noite. Colocar a embalagem num copo com a escova e a pasta de dentes, pode ser uma boa ideia.

Portanto se decidir fazer uma pausa, não se esqueça de utilizar outro método, e já existem vários à sua disposição que não implicam toma diária como o adesivo, que apenas implica uma aplicação semanal, o anel vaginal que permite que durante três semanas não precise de se preocupar mais com o assunto.

Se mantiver relações sexuais não se esqueça que o uso de preservativo é sempre fundamental. Tanto para o seu parceiro e se desejar voce mesmo poderá utilizar.

Mas não se esqueça deve sempre consultar o seu médico antes de tomar qualquer decisão.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]