O que é a quiroprática?

9536
O que é a quiroprática
O que é a quiroprática

A Quiroprática é uma disciplina de cuidados de saúde que evidencia a capacidade inata que o corpo humano possui de auto regeneração. A prática da quiroprática centra-se na relação entre a estrutura fundamental do corpo (primordialmente a coluna) e a função (tal como coordenada pelo sistema nervoso) e de que forma esta relação é passível de afectar a preservação e a recuperação da saúde.

A Quiroprática centra-se na relação entre as principais estruturas do corpo – o esqueleto, os músculos e os nervos – e a saúde do paciente. Os quiropráticos partem da premissa de que a saúde pode ser melhorada e preservada com a realização de ajustamentos a estas estruturas, particularmente à coluna vertebral.

Porque uma imagem vale mais do que mil palavras imagine que os nervos são mangueiras e que o esqueleto ou os ossos são as pedras que por vezes estão em cima da mangueira, é fácil entender o que acontece. A água não passa, como no nosso corpo a informação não vai passar do cérebro para o sistema nervoso e deste para os vários pontos do corpo. Assim, o papel do quiroprático é retirar a pressão ou obstrução que está a afetar a coluna e o sistema nervoso e por último a saúde global do paciente.

Os principais benefícios da quiroprática são melhorias no bem-estar global do corpo, o alívio das dores lombares, de cabeça, enxaqueca, das dores no pescoço, nos ombros, nas pernas, joelhos e pés e na melhoria de hérnias discais. Em suma, a dimensão da quiroprática é tão vasta como o alcance do sistema nervoso.

Segundo o Dr. Theo Koenen, a exercer quiroprática em Portugal desde 2002 e tendo já consultado mais de 110 mil pacientes, “todos os indivíduos independentemente da idade, género ou profissão podem e devem recorrer à quiroprática. Quando referimos a idade estamos realmente a incluir todos ou seja bebés, crianças, adolescentes, jovens, adultos e seniores.”

As grávidas constituem um grupo que pode beneficiar de forma significativa da quiroprática ao longo dos 9 meses de gestação, de forma a auxiliar o corpo a suportar o aumento de peso. Conseguem ainda ajudar no caso do bebe pélvico e contribuir para o bem-estar do bebé e da mãe ao longo de todo o processo de gestação.

Os desportistas constituem outro grupo que deve recorrer à quiroprática numa perspectiva da prevenção e com o objectivo de melhorar a performance. De salientar que nos EUA a maioria das equipas profissionais de desporto, com especial destaque para o futebol têm um quiroprático na equipa multidisciplinar de cuidados de saúde.

Só após uma consulta de quiroprática que inclui um exame detalhado, um ajustamento e posteriormente a verificação de como o corpo reagiu é que o Dr. de quiroprática vai poder delinear um plano individual para cada paciente. Deve consultar sempre a APQ (Associação Portuguesa de Quiroprática) para verificar quem são os quiropráticos na sua região.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]