Miguel Vieira, o estilista de São João da Madeira

3822
MIguel Vieira, estilista de São João da Madeira
MIguel Vieira, estilista de São João da Madeira

Natural de S. João da Madeira, Miguel Vieira começou a expor as suas coleções corria o ano de 1991. O negro e o branco marcam as cores para as estações mais próximas…

Miguel Vieira, estilista que tem feito sensação no universo da moda, tirou o Curso de Controlo de Qualidade Têxtil, no Instituto Superior de Engenharia do Porto. Nascido na bonita zona de S. João da Madeira começou a expor as suas coleções nos salões da Expofashion da Filmoda, no início da década de 90.

A partir desta data, Miguel Vieira começou a lançar as suas próprias coleções, que passariam a incluir roupa de homem, mulher e sapatos para ambos os sexos. Mais tarde, as malas passariam também a fazer parte do curriculum deste estilista, quando foi lançada a sua coleção “Miguel Vieira-Marroquinarias e Malas”, em 1996.

As suas coleções e tendências corriam as principais capitais internacionais, como Londres, Paris, Madrid, entre tantas outras. Foi a partir de 1996 que passaria a expor na Moda Lisboa, bem como na ModaCalzado, em Madrid ou no Micam, em Itália. No ano seguinte, passaria a ser Miguel Vieira o responsável internacional pela colecção de sapatos da marca Guess.

Os seus desfiles de Primavera/Verão ou de Outono/Inverno começaram a ser motivo de aplausos pelos seus colegas de criação de moda e pelos críticos que desde então lhe tecem inúmeros elogios. Em 1998 seria nomeado para a Personalidade do Ano da Moda, nos Globos de Ouro e, no ano posterior, a inauguração da ‘loja mãe’ Miguel Vieira para Franchising foi outro marco a aplaudir.

Para todos aqueles que têm uma vida agitada e dinâmica, Miguel Vieira criou a colecção Outono/Inverno 2000/2001. Numa linha centrada numa única cor, a colecção de Miguel Vieira realça o negro como estilo de vida. Uma colecção onde o negro é a cor de eleição, utilizando em abundância materiais como a lã, cachemiras, couros, falsas peles, malhas transparentes, pólos e plissados.

Conferindo a mesma importância ao homem e à mulher, Miguel Vieira teceu uma colecção centrada nas pessoas que diariamente se regem por uma vida agitada, tanto social como profissionalmente. Assim, o homem pode escolher entre fatos cintados ou os casacões. Os casacos de couro são também uma predominância, bem como as golas dos mesmos que se assemelham a colarinhos.

Para a mulher, Miguel Vieira mostra também uma colecção muito rica em negros. Peles, malhas, botas de cano alto, luvas, óculos e malas são as peças finais que dão o toque característico para a performance da ideia de mulher criada por Miguel Vieira. A mulher apresenta-se com um perfil elegante, mas também virada para o desportivo, e isso é visível na predominância de grandes malões ou de camisolões de malha.

Da colecção de Miguel Vieira é de salientar a mistura do negro com o branco. Se a maioria das peças e acessórios são de cor preta, muitas são também as que surgem de branco para dar o toque final à silhueta. Duas cores fortes e, sem dúvida, de combinação mais que perfeita que estão sempre na moda.

As luvas, as botas de cano alto, umas totalmente negras e outras mais coloridas para contrastar com o sombrio das roupas, as malas, os cinturões, os sacos e os óculos de sol completam o estilo da mulher Miguel Vieira. Uma colecção pensada para a mulher moderna que vive na agitação conturbada dos nossos dias….

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]