Com tratar de uma pele seca e sensível

6227
Pele seca
Pele seca

Fica a saber que tem a pele seca se o papel mostra insignificantes sinais de gordura. Também pode confirmar isto, se ficar com a pele tensa e repuxada, imediatamente depois de lavar a cara. A pele seca é propensa a ter finas linhas de expressão.

Características: aspecto farináceo, pequenas escamas, rugas precoces, pouca elasticidade, deficiência de oleosidade e falta de maciez. Cuidados: Higiene suave, protecção contra a desidratação, reposição da humidade perdida, nutrição da pele adequada.

Pele sensível: é quando uma pele reage com muito mais intensidade frente a um agente irritante provocando vermelhidão e o frio e o sol ocasionam queimaduras.

Os sintomas são: pele ressequida e áspera, ardor, vermelhidão e até formação de escamas. Você deve usar tónicos sem álcool, loções limpadoras e cremes muito hidratantes. Aconselha-se a não exfoliar este tipo de pele e colocar um creme protector diariamente. E no inverno, um creme mais oleoso para reforçar a camada protectora. Igualmente se recomenda usar um creme calmante de camomila ou de placenta.

Contrariamente ao que se pensa, todos os tipos de pele podem ser sensíveis num determinado momento.

As mudanças bruscas de temperatura, tecidos ou materiais irritantes, alguns produtos químicos usados na limpeza da casa ou certos cosméticos, podem contribuir para que a pele fique mais sensível que o habitual; quando isso acontece, sentimos ardor, comichão, picadas e podem aparecer manchas vermelhas. Para saber se a sua pele é sensível, faça o seguinte teste: pressione uma área da sua testa com o dedo polegar, durante 30 segundos. Se a área pressionada ficar vermelha durante alguns segundos, a sua pele é sensível.

De uma forma geral, é normal todos os tipos de pele perderem uma certa percentagem da sua água. Isto deve-se em parte à acção de agentes exteriores. No Verão, o sol, a água salgada, o cloro das piscinas e o ar condicionado contribuem para a desidratação da pele; no Inverno, o frio, a neve e o aquecimento absorvem a humidade que se encontra na epiderme. Outras causas da desidratação da pele são o álcool, (porque é um diurético), o uso de produtos que não convêm ao seu tipo de pele, uma dieta pobre em ácidos gordos e o uso de produtos de limpeza facial, com uma forte componente de detergente.

Para avaliar o nível de humidade da sua pele, use um espelho de aumentar, segure uma pequena porção de pele entre o indicador e o polegar e movimente-a delicadamente em sentido giratório: se ela se enrugar ligeiramente, em finas linhas, tem a pele desidratada.

Outra forma de saber se a pele está desidratada, é observar se tem olheiras, e se a zona do extremo interior dos seus olhos está coberta de finas linhas. Se for o caso, é imprescindível uma mudança nos seus hábitos alimentares, bem como de tratamentos intensivos de hidratação da sua pele. Também deve ter um copo de água no seu quarto, durante a noite, enquanto dorme. E, um tratamento de vapor, seguido de uma massagem com óleos florais, todas as semanas, dá excelentes resultados. Diariamente, pulverize água mineral no rosto (com um spray ou pulverizador) e aplique imediatamente em seguida um bom hidratante.

Limpeza do rosto

Evitar sabonetes. Podem ser usados cremes de limpeza ou a própria água pura.

Manhã: Usar na face um gel de Vitamina C que tem características hidratantes antes de um filtro solar. Quase todo filtro cremoso com FPS acima de 45 tem esta característica, porque para incorporarem tão grande quantidade de química têm que ter um veículo oleoso. A própria matéria prima já é oleosa.

Noite: É sempre recomendado o uso, na face, de ácido retinóico ou glicólico na forma de creme. Nunca usar solução alcóolica que vai ressecar ainda mais. Podem ser associados hidratantes em cima desses ácidos a base de lactato de amônia, adenin (é um fito hormônio que fortalece a pele, dando-lhe maior brilho e viçosidade) e mais modernamente para mulheres na época da menopausa usamos cremes à base de isoflavona.

Oral: Em todos tipos de pele é sempre bom associar anti-oxidantes orais, para prevenir o envelhecimento geral do organismo.

Corpo: Sugerimos um óleo de amêndoas ou glicerina passados no corpo todo antes do banho, de modo que a água não chegue a desengordurar totalmente a pele, protegendo-a do efeito desidratante dos sabonetes. Após o banho, completar a hidratação com cremes a base de ureia, lactato de sódio ou amônia, silicone, óleo de amêndoas etc.

A melhor coisa para prevenir todos estes males é começar a cuidar da pele no seu melhor momento. Assim você poderá lutar contra as rugas que aparecem com os anos e se prevenir dos danos que o tempo causa à pele.

Por exemplo, caso você utilize maquilhagem, lápis e sombra de olhos, o melhor para que a pele fique sadia e bonita é uma limpeza duas vezes ao dia, no mínimo. Lavando o rosto pela manhã e à noite eliminamos todo o resto de pintura e de sujeira que se acumulam sobre a pele por causa da poluição. Desta maneira estaremos colaborando para que a pele fique sadia e radiante mais tempo.

É importante procurar não esticar muito a pele e eliminar com muito cuidado a maquilhagem dos olhos à noite com um algodão. Depois, com um sabonete para limpeza profunda (para peles oleosas) ou com um leite de limpeza (para peles secas), se limpa o resto do rosto.

Para as peles secas deve-se aplicar um tónico sem álcool. Pela manhã deve-se repetir o mesmo processo, mas sem o removedor de maquilhagem de olhos

Nutrição e lubrificação intensa.

A pele seca necessita de cuidados intensivos e alimentação profunda para mantê-la nutrida. Para garantir a boa lubrificação da pele é necessário aumentar o fornecimento de agentes amolentes e estimular a mitose celular . A máscara de beleza semanal, seguindo o mesmo roteiro que darei adiante, é a melhor forma de garantir esta alimentação.

Procure pelos seguintes ingredientes no seu produto cosmético:

  • Vitaminas A,E
  • Extracto de Codium Tomentosum
  • Beta-Hidroxi-ácidos:Extrato de Enteromorpha compressa
  • Óleos vegetais( amêndoas, avelã, castanha-do-pará)
Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]