A tradição do Dia de Reis, os Magos vindos do Oriente

0
7810
A tradição do Dia de Reis
A tradição do Dia de Reis

A Tradição do dia de Reis celebra-se a 6 de Janeiro, partindo-se do princípio que foi neste dia que os Reis Magos chegaram finalmente junto do Menino Jesus. Em alguns países é neste dia que se entregam os presentes.

Os três magos foram guiados por uma estrela a Belém, onde se encontrava Maria com o seu filho Jesus, recém-nascido. O caminho percorrido foi longo, demoraram cerca de doze dias para chegarem ao seu destino.

Partindo de sítios diferentes, cada um levou um presente cheio de significado:

  • Gaspar partiu da Ásia, levando incenso para proteger o Messias. Como fonte de fé e espiritualidade, este objecto tinha como finalidade espantar insectos com o aroma espalhado pelo ar.Da Europa, chegou Belchior. Como presente levou ouro, presente este, que apenas era oferecido a Deuses. Ofereceu-O a Jesus como símbolo de riqueza e realeza.
  • Baltazar levou mirra, de África, era a lembrança oferecida aos profetas. É um óleo ou resina extraído de uma planta, utilizado para a preparação de medicamentos.

Lenda do Dia de Reis

Entre nós, a tradição do Dia dos Reis é o bolo rei. Segundo a lenda, quando o Reis Magos foram visitar Jesus, tiveram uma discussão perto da gruta onde estava o menino, para saber qual deles seria o primeiro a oferecer os presentes.

Um artesão que por ali passava assistiu à conversa e propôs uma solução para o problema, de maneira a ficarem todos satisfeitos.

O artesão resolveu fazer um bolo e meter uma fava na massa. Depois de cozido, repartiu o bolo em três partes e aquele a quem saísse a fava seria o primeiro a oferecer os presentes ao Menino. Assim ficou conhecido pelo nome de bolo rei e, como tinha sido feito para escolher um rei, passou a usar-se como doce de Natal.

Dizem que a côdea do bolo simboliza o ouro, as frutas simbolizam a mirra e o aroma, o incenso.

Tradição do Dia de Reis em Portugal

Em Portugal a quem sair a fava do Bolo-rei deve pagar o bolo no ano seguinte. Outra tradição portuguesa é o cantar dos Reis:grupos de pessoas juntam-se e vão pelas portas Cantar os Reis que são canções tradicionais da vida de Jesus e saudações à família e donos da casa.

O canto é acompanhado por instrumentos populares como: o reco – reco, os ferrinhos, o bombo, o acordeão e a viola.

Depois de cantarem, os donos da casa, convidamos “reis” para entrar e oferecem – lhes comida e bebida . O Cantar de Reis começa no dia 5 de Janeiro e vai até ao dia 20.

Há ainda outra tradição: as Janeiras, em que se cantam canções em grupos no dia 31 de dezembro e 1 de janeiro.

Em certas regiões as pessoas oferecem azeite novo para alimentar as candeias da igreja ou da capela da sua terra, em homenagem às almas dos familiares que já morreram.

Tradição do Dia de Reis em Espanha

Em Espanha fazem uma Grande festa e as crianças recebem os presentes. Em algumas cidades organiza-se o cortejo dos Reis Magos “ Cabalgata del Reyes”. Eles desfilam em carros muito bem decorados acompanhados de muitos cavaleiros.

No fim do desfile, os Reis misturam-se com as crianças para os mimar. As pessoas deixam nas janelas bolinhos e copos com vinho ou licor … para os Reis. Oferecem “carbão de azúcar” às crianças.

Comem o bolo tradicional que é o Roscón; Grupos de pessoas vão cantar pelas casa e pedir o “Aguinaldo” que são doces e dinheiro.

Tradição do Dia de Reis

Na Hungria as crianças vestem-se de Reis Magos, transportam presépios nas mãos e vão de porta em porta pedindo moedas.

Na Alemanha as crianças disfarçam-se de Reis Magos e escrevem as iniciais do nome nas portas das casas.

Com o fim da folia, encerram-se as comemorações natalícias em todo o mundo,  desmancham-se as Árvores de Natal e recolhem-se todos os enfeites que se encontram espalhados pela casa.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]