A tradição do Dia de Reis, os Magos vindos do Oriente

11824
A tradição do Dia de Reis
A tradição do Dia de Reis
- pub -

A Tradição do dia de Reis celebra-se a 6 de Janeiro, partindo-se do princípio que foi neste dia que os Reis Magos chegaram finalmente junto do Menino Jesus. Em alguns países é neste dia que se entregam os presentes.

Os três magos foram guiados por uma estrela a Belém, onde se encontrava Maria com o seu filho Jesus, recém-nascido. O caminho percorrido foi longo, demoraram cerca de doze dias para chegarem ao seu destino.

Partindo de sítios diferentes, cada um levou um presente cheio de significado:

  • Gaspar partiu da Ásia, levando incenso para proteger o Messias. Como fonte de fé e espiritualidade, este objecto tinha como finalidade espantar insectos com o aroma espalhado pelo ar.Da Europa, chegou Belchior. Como presente levou ouro, presente este, que apenas era oferecido a Deuses. Ofereceu-O a Jesus como símbolo de riqueza e realeza.
  • Baltazar levou mirra, de África, era a lembrança oferecida aos profetas. É um óleo ou resina extraído de uma planta, utilizado para a preparação de medicamentos.

Lenda do Dia de Reis

Entre nós, a tradição do Dia dos Reis é o bolo rei. Segundo a lenda, quando o Reis Magos foram visitar Jesus, tiveram uma discussão perto da gruta onde estava o menino, para saber qual deles seria o primeiro a oferecer os presentes.

Um artesão que por ali passava assistiu à conversa e propôs uma solução para o problema, de maneira a ficarem todos satisfeitos.

O artesão resolveu fazer um bolo e meter uma fava na massa. Depois de cozido, repartiu o bolo em três partes e aquele a quem saísse a fava seria o primeiro a oferecer os presentes ao Menino. Assim ficou conhecido pelo nome de bolo rei e, como tinha sido feito para escolher um rei, passou a usar-se como doce de Natal.

- pub -

Dizem que a côdea do bolo simboliza o ouro, as frutas simbolizam a mirra e o aroma, o incenso.

Tradição do Dia de Reis em Portugal

Em Portugal a quem sair a fava do Bolo-rei deve pagar o bolo no ano seguinte. Outra tradição portuguesa é o cantar dos Reis:grupos de pessoas juntam-se e vão pelas portas Cantar os Reis que são canções tradicionais da vida de Jesus e saudações à família e donos da casa.

O canto é acompanhado por instrumentos populares como: o reco – reco, os ferrinhos, o bombo, o acordeão e a viola.

Depois de cantarem, os donos da casa, convidamos “reis” para entrar e oferecem – lhes comida e bebida . O Cantar de Reis começa no dia 5 de Janeiro e vai até ao dia 20.

Há ainda outra tradição: as Janeiras, em que se cantam canções em grupos no dia 31 de dezembro e 1 de janeiro.

Em certas regiões as pessoas oferecem azeite novo para alimentar as candeias da igreja ou da capela da sua terra, em homenagem às almas dos familiares que já morreram.

. pub .

Tradição do Dia de Reis em Espanha

Em Espanha fazem uma Grande festa e as crianças recebem os presentes. Em algumas cidades organiza-se o cortejo dos Reis Magos “ Cabalgata del Reyes”. Eles desfilam em carros muito bem decorados acompanhados de muitos cavaleiros.

No fim do desfile, os Reis misturam-se com as crianças para os mimar. As pessoas deixam nas janelas bolinhos e copos com vinho ou licor … para os Reis. Oferecem “carbão de azúcar” às crianças.

Comem o bolo tradicional que é o Roscón; Grupos de pessoas vão cantar pelas casa e pedir o “Aguinaldo” que são doces e dinheiro.

Tradição do Dia de Reis

Na Hungria as crianças vestem-se de Reis Magos, transportam presépios nas mãos e vão de porta em porta pedindo moedas.

Na Alemanha as crianças disfarçam-se de Reis Magos e escrevem as iniciais do nome nas portas das casas.

Com o fim da folia, encerram-se as comemorações natalícias em todo o mundo,  desmancham-se as Árvores de Natal e recolhem-se todos os enfeites que se encontram espalhados pela casa.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]
- pub -