Desporto ao ar livre com segurança

5402
Desporto ao ar livre com segurança
Desporto ao ar livre com segurança

Pratique desporto ao ar livre da forma mais segura, tendo em atenção alguns cuidados bastante simples.

Desporto ao ar livre

Fazer exercício ao ar livre – seja de que tipo for – é um hábito muitíssimo saudável. Escusado será enumerar os muitos motivos que fazem do desporto ao ar livre uma actividade altamente recomendável para relaxar e ao mesmo tempo manter-se em forma.

No entanto, e para que possa desfrutar da melhor forma desta actividade, o melhor é ter em atenção alguns cuidados muito simples:

Hidratação. É essencial levar consigo uma garrafa de água à temperatura ambiente e ir bebendo regularmente ao longo do exercício. Beba antes mesmo de sentir sede. Assim o seu corpo funcionará melhor e gozará de uma maior resistência.

Protector solar. Mesmo nos dias aparentemente cinzentos, não saia à rua sem aplicar um creme com factor de protecção contra os raios UV.

Leve vestuário “em camadas”, ou seja, fácil de ir removendo ou vestindo conforme as variações de temperatura. T-shirt, sweat-shirt e casaco são boas hipóteses.

Use um boné. Serve para proteger a cara e os olhos do sol, para além de contribuir para que o corpo não aqueça tanto. Use de preferência um boné com pala e de cor clara (branco é o ideal)

Sempre que pretender exercitar-se ao ar livre por mais de uma hora, leve qualquer coisa para comer. As conhecidas “energy bars” (tipo chocolate) são indicadas para esta situação. Uma peça de fruta também serve para que se mantenha forte durante o exercício, e para que o organismo recupere mais rapidamente quando terminar.

Tenha atenção às horas. Se sair para fazer exercício de noite, ou se prevê que vai anoitecer antes que termine, use vestuário adequado, com tecido reflector, e sapatos com faixas fluorescentes. Se o seu exercício for o ciclismo, tenha o cuidado de durante a noite, usar um farol de iluminação na frente e reflectores atrás. Depois de escurecer, também convém que diminua a velocidade.

Sempre que puder, saia para fazer exercício na companhia de alguém, por questões de segurança. Escolha com cuidado o itinerário que pretende fazer e mantenha-se sempre em áreas bem iluminadas. Leve sempre consigo a sua identificação.

Não se esqueça do período de arrefecimento. Evite terminar o exercício e passar logo para outra actividade, mesmo que seja apenas de carácter social. Dê tempo para que o corpo volte ao seu ritmo normal. Aproveita para fazer alguns alongamentos, para que os músculos, enquanto estão quentes, voltem ao normal.

As constipações apanham-nos mesmo durante o verão. Para as evitar, mude de roupa assim que acabar o exercício e beba uma chávena de chá para ajudar à hidratação e ao aquecimento do corpo.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]