O Fim das Marcas da Celulite

1599

Não há quem não as receie. São as marcas da celulite, agora com novos inimigos que prometem acabar de vez com as inestéticas marcas.

A celulite é um problema que afecta a maioria das mulheres de todas as idades. E não tenha a ilusão que a ‘pele casca de laranja’ ataca apenas as mais gordinhas, porque o problema faz-se também sentir nas mulheres magras e nos homens. E tudo devido a uma alimentação desequilibrada e a uma vida sedentária.

O sedentarismo, os erros alimentares, a falta de exercício e o tabagismo facilitam em muito o aparecimento da celulite para o que contribuem também os factores endógenos como as variações nos níveis hormonais.

O aspecto ‘casca de laranja’ da pele resulta da lesão de alguns tecidos que mais tarde acaba por evoluir para uma fibrose. O aspecto fibroso fica a dever-se a um armazenamento anormal de gordura e de água nas células adiposas da hipoderme (a camada mais profunda da pele). Conforme os adipócitos crescem, as membranas que o envolvem deformam-se e repuxam os pontos de fixação da pele, provocando a aparição de nódulos. Para acabar de vez com este problema, ou prevenir o seu surgimento, é necessário primeiro que tudo mudar determinados hábitos, alguns dos quais, infelizmente, já fazem parte dos estilos de vida, como o tabagismo.

Os erros alimentares são os mais graves e quando praticados durante muito tempo acarretam uma alteração hormonal e metabólica do organismo. O abuso de doces e hidratos de carbono aumenta o nível de insulina e acelera a lipogénese (o processo de produção de gordura pelo organismo). A água é também importante, sendo o nível indicado a ingerir de dois litros de água por dia, embora esta indicação varie consoante as pessoas, de forma a permitir obter um equilíbrio entre as perdas e a ingestão de líquidos. No entanto, se uma pessoa sofre de problemas renais ou cardíacos, não deve ingerir muitos líquidos.

Praticar exercício é outro dos pontos a ter em conta, que deve ser efectuado pelo menos três vezes por semana, em actividades do tipo body building ou musculação orientada para determinadas zonas do corpo.

Deve também ter em atenção as posições corporais. Muitas horas de pé na mesma posição facilitam o aparecimento de celulite, o que acontece da mesma forma quando o corpo passa muito tempo sentado. O melhor é mudar frequentemente de posição ou levantar-se e caminhar um pouco para reactivar a circulação sanguínea.

Para quem tenha mais disponibilidade pode ainda recorrer a máquinas de massagem especiais como forma de lutar contra a celulite, para além das tradicionais massagens à mão. A endermologia funciona como um aspirador que suga a pele, massajando a prega cutânea e activando a microcirculação, através de um processo perfeitamente indolor. Bastam cerca de 15 sessões, de 40 minutos cada, para obter resultados semelhantes à lipoaspiração e terminar de vez com o terror das marcas de celulite.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]