Saiba como pode prevenir as Cãibras facilmente

1477
Saiba como pode prevenir as Cãibras facilmente
Saiba como pode prevenir as Cãibras facilmente

Os atletas são vítimas das tão famosas cãibras é completamente errada. Qualquer pessoa pode ter que se defrontar com elas, independentemente da condição física.

Como prevenir as Cãibras

odos nós, em alguma situação, já sentimos uma cãibra. Trata-se de uma contracção excessiva das fibras dos músculos, provocando a tão indesejada dor num determinado músculo. A ocorrência das cãibras não costuma ser longa, apenas alguns minutos, mas é o primeiro sinal de esforço ou tensão muscular.

As cãibras registam-se, habitualmente, antes ou depois da prática de um qualquer exercício físico ou de um determinado esforço muscular. Isto acontece devido ao desgaste de fibras musculares, ou ainda por causa de movimentos repetitivos.

Pode também acontecer que a pessoa sinta uma cãibra por causa de suar em abundância, por excesso de exercício, ou ainda por causa da aglomeração de ácido láctico e outras substâncias nos músculos.

Desidratação

Para alguns especialistas, as cãibras são um sinal evidente de desidratação. O excesso de suor provoca uma perda de água excessiva do corpo, acabando por originar um desequilíbrio dos líquidos no próprio corpo. Além da água que se perde durante o exercício, é extremamente importante manter o organismo hidratado para que situações como esta não ocorram. E uma cãibra, num momento totalmente inesperado, não é nada agradável!

Falta de sais minerais

O problema reside no facto de, e para além da água que perdemos, acabarmos por perder também uma quantidade de sais importantes para o funcionamento correcto do organismo. Assim, e além do risco de sofrer uma cãibra somente pela falta de água, acabará por estar duas vezes em risco, uma vez que a desidratação é provocada não só pela escassez de água como também pela falta de sais.

Digira o máximo de água possível, não só quando estiver a praticar exercício físico, mas também em todas as alturas. Lógico que o Verão obriga a um reforço dos líquidos!

A cãibra atinge homens e mulheres, e pode ocorrer em qualquer idade. Não é uma doença que exija tratamento exaustivo, nem nada que se pareça, mas sim breves momentos de dor e mal estar provocados pela contracção muscular.

Cada especialista tem uma ideia do porquê da ocorrência das cãibras. Há quem defenda uma teoria ligada ao metabolismo do corpo, sendo que nesta situação as cãibras ocorrem quando o músculo fica demasiadamente cheio de ácido láctico e de outras substâncias.

Excesso de exercício físico

Apesar do exercício físico ser extremamente importante, convém que tenha bem presente que as coisas devem ser feitas com conta, peso e medida. Cair em exageros não vai adiantar! Assim, e quando se sentir demasiadamente cansado, não tenha problemas em parar de fazer o exercício. O importante é restabelecer energias!

Quando tiver uma cãibra tente relaxar ao máximo essa zona, quer durante a cãibra, quer durante a fase posterior à mesma. Quando se restabelecer ande um pouco, calmamente, e não comece de imediato a querer retomar o exercício.

Por vezes, as dores podem ser muito fortes e, por isso, nada melhor do que colocar gelo na zona afectada. Atenção, muito cuidado com o calor! Para não ficar desidratada nada melhor do que consumir muitos líquidos, preferencialmente água.

Após ter sentido a cãibra, o melhor será manter-se sempre em movimento para aliviar um pouco mais a dor. Todavia, e se tiver com dores excessivas tome um anti- inflamatório.

O aquecimento é essencial

Nunca se esqueça que antes de realizar um exercício físico deve sempre fazer o devido aquecimento, de forma que os músculos não fiquem logo doridos assim que começar a realizar a actividade muscular. Cuidado com a alimentação, pois também esta é muito importante para manter os músculos a funcionar correctamente, sem que venha a sofrer qualquer dor.

Quando quiser começar a praticar um exercício não se inicie logo em grandes investidas, beba muita água, e faça sempre, primeiramente, um aquecimento muscular. Não exagere, e desfrute os prazeres que o exercício físico lhe pode oferecer, seja ele qual for!

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]