Dia Mundial da Saúde

1001

No Dia Mundial da Saúde, faça uma análise daquilo que pode e deve, melhorar no seu dia-a-dia…

As pessoas levam uma vida sedentária, ingerindo alimentos de teor negativo, fumam em demasia, ingerem muito álcool e cada vezes menos, se preocupam com o estado do seu corpo e organismo. No Dia Mundial da Saúde, faça uma análise daquilo que pode e deve, melhorar no seu dia-a-dia…

Aos poucos, a sociedade foi evoluindo, os recursos abundam, as condições de vivência melhoraram substancialmente, e tudo sofreu uma revolução fruto das necessidades dos seres humanos. Mas, do que as pessoas se esqueceram foi do seu estado de saúde e de que forma, esses avanços condicionam a sua vida.

Actualmente, com o elevado ritmo de trabalho, é quase impossível comer uma refeição calmamente, fazer caminhadas longas ou prevenir-se de futuras doenças derivadas do excesso de trabalho. Come-se à base de refeições rápidas, com muitos molhos e um enorme teor de fritos. Esquecem-se os grelhados, os vegetais e as saladas, em função das pizzas e dos hambúrguers.

A alimentação é ignorada no sentido saudável que devia ser a sua base, e o automóvel tomou conta da vida dos portugueses. Para se ir a um local próximo, leva-se sempre o veículo e assim, já não se cansa a gastar os seus passos. Mas, esta opção trás com ela o stress das filas intermináveis de trânsito, e a fadiga que provoca estar numa situação dessas durante algumas horas. Por causa deste possível cansaço, o exercício físico é totalmente ignorado.

Os problemas dos portugueses são vários, originando riscos para o bom funcionamento do seu sistema nervoso, cardíaco e pulmonar, abrangendo também as componentes dos ossos, sangue e cérebro, entre tantas outras. Cada vez mais, as pessoas correm riscos de contrair determinadas doenças, por causa da sua irresponsabilidade e despreocupação.

O coração está numa das prioridades da saúde dos portugueses, ainda que nem sempre tenham consciência desse facto. As crises cardiovasculares ocorrem frequentemente, derivadas a maioria delas da rotina pouco saudável das pessoas. A visão é outro grave problema. Por causa da invasão da informática em todos os sectores, a presença do computador no local de trabalho é indispensável, provocando danos visuais.

Associados a todos estes factores, estão doenças como a Hepatite, a Sida, o Cancro, que encontraram um local de destaque no nosso país. Problemas de alcoolismo ou droga, provocam casos de doença muitas vezes irreversíveis. Paralelamente a estes, está o consumo de tabaco, que origina doenças de igual preocupação. Aliás, as pessoas que fumam, aumentaram assustadoramente em Portugal e o início deste nocivo vício, começa logo muito cedo.

 

Se é uma dessas pessoas, que faz tudo o que anteriormente foi referido, acautele-se e faça uma introspecção ao seu estado de saúde e à forma como comanda a sua vida. No Dia Mundial da Saúde, tente não cometer erros, pois já bastam o que todos os dias realiza…

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]