Dia Mundial da Diabetes, celebra-se a 14 de Novembro

1797
Dia Mundial da Diabetes
Dia Mundial da Diabetes

Este é o Dia Mundial da Diabetes e como tal é necessário refletir e ponderar sobre o assunto, seguindo todos os conselhos do seu médico e não cometendo passos em falso. Ainda que a solução para a doença não seja a mais fácil e autónoma, tente ao menos não correr riscos.

Dia Mundial da Diabetes

A Diabetes é uma doença crónica que invadiu o mundo inteiro. Espera-se por novos avanços da medicina para combater um dos males da modernidade, de maneira eficaz.

Hoje é, sem dúvida, um dia especial para todos os diabéticos e para todos aqueles, que mesmo sem terem este problema, decidem prestar o seu apoio e informar-se mais sobre esta calamidade orgânica.

O que é a diabetes

A 14 é uma doença crónica que se manifesta pela falta de produção de insulina no pâncreas. Isto significa que o indivíduo começa a ficar desgastado e sem energia para gastar, na medida em que a glucose fica retida no sangue sem conseguir alcançar as células.

Nós, seres humanos, precisamos de energia para nos movimentarmos e é às células que compete essa produção de energia. Óbvio que, só é possível produzir essa energia se tiver um facto que a auxilie. Assim, as células precisam de açúcar, isto é de glucose, para produzirem a insulina. É a própria insulina que vai promover a entrada de glucose nas células, mas se o organismo já não a consegue produzir o que vai acontecer é que a glucose fica retida no sangue.

Sem a produção de insulina, a glucose já não chega às células e fica instalada no sangue. Daí que se diga, que os diabéticos têm elevados graus de açúcar no sangue. O diabético pode ser tratado com a administração de insulina ou com outro tipo de medicação, pois o pâncreas ainda consegue produzir alguma.

Para todos os Diabéticos, a Mulher Portuguesa aconselha uma alimentação cuidada. Deve por isso beber muita água, comer sopa todos os dias e beber muito leite. Opte pelo peixe em vez da carne, e coma muita hortaliça e fruta. Evite ao máximo a gordura, e faça muito exercício físico embora deva aconselhar-se antes com o seu médico, para saber se não há problemas de maior.

Um pouco de história

Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), este dia tem como objetivo dar resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo.

A data tornou-se, no ano de 2007, dia oficial de saúde da ONU, após aprovação das Nações Unidas em dezembro de 2006.

O Dia Mundial da Diabetes (World Diabetes Day) é comemorado a 14 de novembro, em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, criou a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]