Saiba como fazer o auto-exame de palpação da mama

3212
Auto-exame de palpação da mama
Auto-exame de palpação da mama

Para qualquer mulher, a angústia de descobrir um caroço ou um inchaço nos peitos é algo de indescritível. O cancro da mama é apavorante, mas a maior parte dos nódulos da mama não são cancerosos pelo que a sua deteção precoce pelo auto-exame de palpação da mama pode ser fundamental.

O auto-exame de palpação da mama

Nem todas as mulheres correm o mesmo risco de sofrer de cancro da mama. Em Portugal existem cerca de 3000 a 3500 novos casos de cancro da mama por ano, uma média de 9 a 10 novos casos por dia e em cada 100 casos de cancro da mama, 99 são em mulheres e 1 em homens.

A incidência do cancro da mama aumenta ao longo da vida sendo que aos 30 anos há uma incidência de 1 em cada 3000 mulheres e aos 80 anos de 1 para cada 10 mulheres. Cerca de 75% dos cancros da mama aparecem acima dos 50 anos e é a raça branca que tem uma maior incidência desta doença.

O risco torna-se ainda hereditário, embora apenas numa percentagem de 5 a 10%, mas os familiares diretos dos pacientes sofrem de risco acrescido de contrair o cancro da mama, pelo que devem ser colocadas sob programa de rastreio em idades mais jovens que o normal.

A única forma de prevenção é através do rastreio que permite descobrir os cancros em formas cada vez mais iniciais, com o consequente benefício quer a nível do tipo de tratamento, quer ao nível da sobrevivência à doença.

Existem diversas formas de tratamento, de acordo com o tipo de tumor e o estado da doença, como sejam a cirurgia e, dentro desta, a Mastectomia Radical Modificada e a Tumorectomia, a Radioterapia, a Hormonoterapia e a Quimioterapia. Outras formas de tratamento estão em desenvolvimento.

O que é a mastectotomia

A mastectomia, remoção cirúrgica da mama, é feita (quase exclusivamente) nos casos de cancro da mama. Embora nem sempre se opte pela mastectomia, há casos em que se faz apenas a extirpação (mais ou menos alargada) do tumor, associada a outros tratamentos não cirúrgicos (quimioterapia, radioterapia ou hormonoterapia).

A melhor forma de prevenir e detectar a tempo um melanoma ou quisto é através da auto-exame de palpação da mama. Todas as mulheres devem fazer mensalmente o auto exame das mamas e das axilas.

Como fazer o auto-exame de palpação mama

  1. Deite-se, coloque uma almofada debaixo do ombro direito e ponha o braço direito por detrás da cabeça.
  2. Faça a palpação com a ponta das cabeças dos dedos centrais da sua mão esquerda, para detectar algum caroço ou inchaço.
  3. Pressione com firmeza suficiente para se familiarizar com os seus peitos. Se não souber qual a intensidade da pressão que deve exercer pergunte ao seu médico. É normal sentir na parte inferior interna tecidos firmes.
  4. Faça a palpação do seu peito com movimentos sistemáticos. Pode escolher entre os movimentos circulares (A), movimentos ascendentes e descendentes (B), ou em movimentos do centro para fora (C). Quando fizer o auto-exame da mama use sempre os mesmos movimentos, isto ajudá-la-á a ter a certeza que cobriu toda a área do peito e a familiarizar-se cada vez mais com ele.
  5. Agora examine o peito esquerdo usando as cabeças dos dedos da mão direita.
  6. Se detectar alguma anomalia ou alteração, contacte imediatamente o seu médico.
  7. Para uma maior segurança: observe os seus seios à frente do espelho logo após ter feito o auto-exame de palpação da mama.

Procure alguma mudança na sua aparência: pequenas covas, alteração no tamanho e textura dos mamilos, vermelhidão ou inchaços.

Também pode fazer o auto-exame no duche. As mãos ensaboadas deslizam na pele molhada tornando fácil a detecção de alguma anomalia.

Não deixe de consultar os outros artigos acerca do cancro da mama, que a Mulher Portuguesa já publicou, nomeadamente:

Cuidado com este problema, raramente afetando os homens e que, tem como sua preferência o seio feminino. Acautele-se pois, na pior das hipóteses, o seu aparecimento pode conduzir a um final infeliz.

Contacte a APAMCM – Associação de Apoio à Mulher com cancro da Mama, e poderá obter ainda mais informações.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]