Sente-se cansada? Saiba o que pode estar por detrás do cansaço

1694
Mulher cansada
Mulher cansada

Stress, excesso de trabalho, uma vida agitada, podem ser motivos que você atribui para andar sempre cansada. Mas fique a saber que por detrás do cansaço podem haver outros problemas escondidos.

Sente-se cansada

Anda a sentir-se ultimamente muito cansada? Parece que se arrasta para fazer as coisas, e a fadiga parece estar sempre no seu corpo? O cansaço é, de facto, algo comum a muitas pessoas, e a maioria dos seres humanos atribui esses sintomas a um mero e inofensivo cansaço. Porém, e por detrás desse aparente ingénuo cansaço podem estar escondidos problemas bem mais sérios do que possa julgar.

Aquilo que apelidamos de cansaço não significa que seja a definição que os médicos atribuem ao problema. A falta de vontade de fazer coisas que antigamente lhe davam prazer, ou o desinteresse pelas coisas banais ao seu redor, pode querer significar algo mais do que cansaço, provavelmente o início de uma depressão.

Sintomas de depressão

Saiba que o cansaço é um dos primeiros factores que permite descortinar a presença de uma depressão.

Além do cansaço, é também comum as pessoas que estão no início de uma depressão estarem particularmente tristes, sem perceberem muito bem o motivo, e terem que dispender de uma força quase sobrenatural para realizar as suas tarefas, aquelas que antigamente facilmente realizava sem problemas de maior.

Não pense que as pessoas com uma depressão ficam de imediato de cama, pois antes disso ainda há um caminho a percorrer que pode ser mais curto ou mais longo consoante a pessoa.

Sintomas da anemia

O cansaço que a tem vindo a incomodar recentemente faz com que se sinta bastante fraca, como é óbvio. Mas, a verdade é que essa fraqueza pode ser traduzida em outro campo mais preocupante que não o da fadiga: a anemia. Tal como na depressão, um dos principais indícios de anemia é a fraqueza.

A anemia pode estar a ser provocada por uma alimentação deficiente, mas pode ter também motivada, no caso das mulheres, por problemas na menstruação.

No caso da menstruação, a perda de sangue pode estar a ser exagerada e a mulher julgar que isso é algo perfeitamente normal. Um fluxo sanguíneo exagerado vai levá-la a ficar extremamente cansada, podendo fazer com que a mulher perca ferro a mais.

É essa perda que vai originar que a mulher tenha tendência a ficar anémica. Por isso, convém verificar se não anda a perder sangue a mais e se é comum verificar a existência de coágulos de sangue.

Ainda que possam ser normais nos dois primeiros dias, e em quantidades moderadas, não o são nos dias seguintes.

Noites mal dormidas

O cansaço pode também estar a ser motivado por noites mal dormidas. A insonia leva a que o corpo não descanse o suficiente durante a noite, fazendo com que fique bastante cansada durante o dia. Por isso, e se a situação se arrastar durante um tempo, é compreensível que esteja completamente fatigada.

Dieta desequilibrada

Essa fadiga é também comum às pessoas que pouco ou nada comem, em prol de um corpo de modelo. Ao comerem muito pouco ficam fracas e começam a sentir-se cansadas. Assim, aconselhamo-la seriamente a ter mais cuidado com o que anda a comer.

Falta de autoconfiança

Um estado emocional em baixo pode também ser o motivo para essa fraqueza. Você sente-se impotente para resolver determinadas situações, fruto de problemas pessoais, e a sua ânsia ou desespero podem levá-la a sentir-se extremamente cansada. Esta é uma das tais situações mais provável de conduzir à depressão.

Falta de exercício físico

Outro motivo para o cansaço é uma vida demasiadamente sedentária. O corpo não está habituado a realizar qualquer esforço ou exercício, o que lhe dá a sensação de um falso cansaço. Aliás, quanto menos fizer, menos vai querer fazer! Por isso, aconselhamo-la vivamente a inscrever-se num ginásio ou a ir correr um pouco. Verá que se sentirá muito melhor!

Uma alimentação deficiente, fumar, levar uma vida demasiadamente agitada, ou o excesso de trabalho, são também motivos mais que legítimos para se sentir cansada. Porém, deve compreender de onde vem o motivo para todo este cansaço.

Uma ida e conversa prolongada com o médico poderá ser muito útil para que você perceba qual o motivo desse cansaço. No entanto, deve lembrar-se de todos os pormenores do seu quotidiano para só assim conseguir chegar a uma conclusão. Leu com atenção? Então vá lá acabar com esse cansaço!

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]