Dicas para ajudar a adormecer e acordar cheia de energia

2114
Dicas para ajudar a adormecer e acordar cheia de energia
Dicas para ajudar a adormecer e acordar cheia de energia

Adormecer pode ser uma tarefa fácil para muitos, mas é também um enorme problema para outros. O segredo de bem dormir passa não só por uma questão orgânica, como também por alguns truques.

Quantas e quantas vezes não acordou durante a noite e não mais conseguiu dormir? Virou-se para um lado, para o outro, de barriga para baixo e depois para cima, e o sono desapareceu simplesmente. Apodera-se de si uma enorme tensão, pois logo hoje que precisava de dormir é que o sono resolveu falhar.

De facto, não é só porque sabe que tem que acordar cedo que o sono se apodera de si. Existe uma quantidade de factores, como por exemplo problemas de saúde, problemas familiares ou mesmo o stress, que impedem que passe uma noite descansada. Assim, existe um conjunto de soluções muito simples que podem ser eficazes para que consiga adormecer melhor e passar uma noite sem sobressaltos.

Dicas para adormecer melhor

Em primeiro lugar, e para que não se sinta demasiadamente cansada no dia seguinte, convém dormir durante a noite cerca de sete horas. Mas, e se quer cumprir estas horas de sono, não adianta deitar-se muito mais cedo apenas porque acha que tem que dormir mais.

Deixe o sono chegar

O segredo está em ir deitar-se apenas quando tiver sono, e não tentar provocar o sono. Caso esteja deitada e não consiga dormir, levante-se e faça qualquer coisa que a distraia, por exemplo ler um livro ou ver televisão, e espere que o sono ‘ataque’.

A sesta

Dormir durante o dia, e depois querer passar uma noite descansada não é muito positivo. Evite ao máximo essas sonecas e constatará que à noite tem muito mais sono, mas se não conseguir resistir não vá além dos 45 minutos. Se é uma daquelas pessoas que quando chega à cama começa a pensar em todos os problemas, saiba que isso prejudica em muito o seu sono.

Não leve os problemas para a cama

Se não anda a atravessar uma fase muito boa por causa de qualquer problema pessoal ou profissional, tente não pensar nisso quando for para a cama. Caso o faça, não conseguirá adormecer tão cedo e à medida que as horas passam será ainda mais difícil adormecer. Lembre-se que o papel é sempre um bom amigo, por isso opte por escrever em vez de pensar em silêncio.

A televisão

Se há pessoas que o facto de estarem a ver televisão leva-as a adormecer mais facilmente, outras há que ficam excessivamente despertas. Por isso, convém saber qual o seu caso e que efeito tem a televisão no seu sono. Esta questão aplica-se também à leitura. Pessoas há que adormecem ao fim da primeira página, e outras que perdem a noção do tempo não mais conseguindo dormir.

Excesso de álcool

Não leve o tempo inteiro a olhar para os ponteiros do relógio se não consegue adormecer. As refeições muito pesadas, o excesso de álcool e ingerir líquidos que contenham cafeína pode também perturbar o seu sono.

Horário de deitar

Se for uma pessoa que se deita sempre a horas diferentes, verá que terá muito mais dificuldade para adormecer. Tente manter sempre o mesmo horário, para que o seu relógio biológico se adeque facilmente.

Refeição ligeira

Para adormecer melhor, pode comer qualquer coisa leve uma hora antes de adormecer ou tomar um banho bem quente. Certifique-se que no Inverno, ao deitar-se, está bem aquecida, principalmente os pés, pois o corpo adormece muito mais facilmente se estiver quente do que se estiver frio.

Agora que já sabe alguns truques, o que pode e o que não deve fazer, prepare-se para uma noite descansada seguindo as nossas dicas e conselhos. Abra as portas ao sono e tenha uma noite feliz…

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]