Infertilidade no casal, conheça os sinais de alerta

1573
Infertilidade no casal
Infertilidade no casal

Namoro, casamento e filhos. Parece que esta seria a linha lógica e ideal para milhares de casais por todo o mundo. Mas por vezes alguma coisa falha e surge o fantasma da infertilidade no casal.

Infertilidade no casal

Falar de infertilidade é falar de desgostos e problemas que podem surgir com o casal. Hoje em dia a medicina já apresenta métodos eficazes para suprir a questão, mas ainda não há muito tempo a culpa para a infertilidade era sempre atribuída à mulher.

No nosso país, cerca de 15% dos casais enfrenta o problema da infertilidade, traduzindo-se estes dados para um em cada dez casais.

Segundo a Sociedade Americana de Medicina de Reprodução, fala-se em infertilidade quando passa um ano sobre as tentativas de engravidamento sem êxito, embora a Organização Mundial de Saúde aponte para um período de dois anos.

Depois deste tempo cabe ao médico de família indicar soluções que podem passar pela consulta de infertilidade do hospital distrital. Antes de se afirmar que se trata de um caso de infertilidade, cabe ainda ao médico responder às seguintes questões: se os óvulos da mulher são adequados e as menstruações regulares, se o útero e as trompas permitem o encontro entre as células feminina e masculina e se o homem possui espermatozoides aptos.

Causas da infertilidade

Infertilidade feminina

As causas para a infertilidade passam, na mulher, por falência da ovulação, obstrução das trompas, doenças do útero, endometriose, aborto de repetição e mesmo causas inexplicadas.

Infertilidade masculina

No homem os problemas mais comuns são a diminuição do número de espermatozoides, a falta de mobilidade, uma configuração anormal ou a total ausência destes.

Hoje em dia mercê do desenvolvimento de técnicas cirúrgicas sofisticadas, a estimulação dos ovários, a microinjeção de espermatozoides e a possibilidade de rastreio de embriões em certas condições aumentou as expectativas de ter um filho.

O primeiro passo para tratar um problema de infertilidade é a consulta ao médico assistente que encaminhará o casal para um centro de consultas, se tal for necessário ou lhe apresentará as possibilidades de tratamento. E claro que não vale desistir a meio ou no início do caminho.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]