O Charme do Verniz

0
2459

Ter umas unhas arranjadas é o retoque final para que a aparência de uma mulher esteja perfeita. E, hoje em dia, ter unhas belas é uma das exigências da moda!

Antigamente, raras eram as mulheres que pintavam as unhas. Aquelas que as pintavam de cores fortes, na altura o rosa ou o vermelho, eram de imediato associadas a ‘mulheres da vida’ desejosas de arrastar os homens prendados para maus caminhos. O verniz, entre outras coisas, era encarado como um dos símbolos para a ponte que conduzia para a realização do pecado

Mas, com o passar do tempo, o verniz deixou de ser associado a esse rótulo para passar a ser um componente normal da mulher, que gosta de vestir bem, e que preocupa com a sua imagem. Por isso, hoje existem muitas marcas de verniz, portuguesas e estrangeiras, prontas a satisfazer os gostos daquelas que os utilizam.

Em qualquer perfumaria ou supermercado, a mulher pode encontrar uma imensidão de cores e tons de verniz. Hoje em dia, qualquer mulher, jovem ou idosa, pinta as unhas, quer utilize cores mais baças, brilhantes, convencionais ou outras fora do vulgar. O verniz tanto pode ter a função de embelezar, como pode também servir para tratamento.

Nem todas as mulheres possuem unhas sãs e, nesses casos, aqueles em que as unhas se quebram e partem com muita frequência, a solução é aplicar um verniz de tratamento com componentes redobradas dos vernizes tradicionais. Com o passar do tempo o universo dos vernizes tornou-se cada vez maior: primeiro, a variedade de cores e tons passou a ser muito maior, depois, os vernizes reduziram o tempo de espera do utilizador para a sua secagem e, mais tarde, aparecem os vernizes que funcionam também como tratamento.

Toda esta evolução traduz a importância que o verniz e as unhas foram adquirindo ao longo dos tempos. Assim, temos os vernizes compostos por vitamina K que servem para nutrir unhas muito quebradiças, demasiadamente finas, escamadas, conferindo-lhes o fortalecimento necessário para ficarem saudáveis. Para a protecção das unhas e cutículas, encontra também no mercado vernizes com keravite e compostos por vitaminas minerais e de seda. Há também aqueles vernizes de tratamento mais rápido, que no prazo de uma ou duas semanas fortalecem as unhas, tornando-as rijas e fortes.

Os vernizes podem dividir-se entre os baços e os brilhantes. Estes últimos, para além da cor, oferecem também uma tonalidade brilhante, mas em qualquer dos casos encontra vernizes que aliam o tratamento ao aspecto cosmético. Quando o verniz é realmente bom não deixa marcas que possam colocar em causa a uniformidade da unha. Portanto, se ao pintar as unhas notar que o verniz não se está a espalhar bem é porque a qualidade do mesmo não é a melhor.

Se optar por pintar as unhas em casa, não o faça quando souber que vai ter que sair em breve. Pinte as unhas descansada, calma, sem pressas, por forma a que o verniz possa secar fluentemente, para que depois não encontre imperfeições ou marcas indesejadas à volta das mesmas. Se ao fim da primeira camada optar por colocar a segunda, não se esqueça que só o deve fazer quando a primeira já estiver seca. Caso o verniz seja mesmo bom, será apenas necessário atribuir uma camada para que a cor pretendida fique esbatida na unha, senão, pode passar de segunda vez e assim conseguirá um tom mais forte.

Quando o verniz é realmente bom, em poucos minutos secará e, actualmente, existem mesmo aqueles que num minuto estão secos. Cuidado para que o verniz não seque no frasco não devendo, por isso, deixar o frasco aberto ao ar, senão quando for pintar as unhas. Prefira os brancos, pérolas, cremes que dão com qualquer roupa e ficam sempre bem em qualquer situação. Todavia, e se gosta de andar na moda e é uma pessoa ousada, opte pelos bordeaux’s, castanhos escuros ou cinzentos, e conseguirá um aspecto bastante moderno. Porém, e tal como a roupa, o verniz deve também ser conjugado com o seu estilo pessoal.

Em qualquer cabeleireiro arranjar-lhe-ão as unhas, assim como as pintam com a cor da sua preferência. Assim, já não tem que ter receio da sua apresentação não ficar perfeita!

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 3]