O Envelhecimento dos Cabelos

1443

Não é a apenas a pele que envelhece com o tempo, o seu cabelo também sente os efeitos da passagem dos anos. À medida que estes passam, tornam-se mais finos, secos e quebradiços. A culpa está na perda de aminoácidos, essenciais para o cabelo.

Os aminoácidos são as partículas mais pequenas em que se constituem as proteínas. Existem 22 aminoácidos diferentes que compreendem mais de três quartos do peso sólido do corpo humano.

A principal proteína do cabelo é a queratina, para a qual os aminoácidos, em especial a cisteína, um importante componente antioxidante, trabalham em conjunto com a Vitamina E e o selénio para proporcionar a protecção celular face aos radicais livres. A cisteína pode ser encontrada em alimentos como carnes, peixes, aves, ovos, leite, queijos, legumes e castanhas. Quando existe uma deficiência deste aminoácido no organismo, os cabelos tornam-se frágeis e quebradiços.

Por outro lado, e por incrível que isto possa parecer, os cuidados para com o cabelo podem também levar ao desaparecimento da cisteína e ao seu enfraquecimento. Actividades diárias como lavar, secar e pentear, ainda que necessárias para uma boa higiene, acabam por lesar o couro cabeludo. De cada vez que escova os cabelos, em especial se estes forem compridos, verá que na sua escova ficam sempre muitos fios perdidos. Também as lavagens frequentes têm um efeito negativos sobre a saúde capilar. A lavagem diária leva à perda de enormes quantidades de proteínas que existem no couro cabeludo.

Mas não se assuste, nem comece a pensar em colocar de lado as lavagens e a higiene diária do seu cabelo. Com um pouco de atenção, pode evitar as agressões mais frequentes. Basta para tal ter alguns cuidados na hora de lavar e escovar.

Sempre que lavar a cabeça massaje com a ponta dos dedos, enquanto espalha o champô mas sem friccionar, o couro cabeludo, estimulando com esta acção a circulação sanguínea e permitindo a renovação capilar. Ao enxaguar deve remover completamente o champô e o amaciador, porque as partículas destes materiais quando em contacto com o couro cabeludo mais tempo do que o estritamente necessário, vão provocar irritações de pele e a consequente caspa. Além disso, o amaciador deve apenas ser utilizado ao longo do cabelo e nas pontas, nunca junto da raiz e quando enxaguar, deixe a água correr durante um pouco para ter a certeza de que elimina toda a espuma.

Outro inimigo do cabelo é o secador, que se segue logo à lavagem. Não deixe de o utilizar, em especial se vai sair para a rua, mas não o coloque a menos de 15 centímetros de distância para evitar secar e quebrar a estrutura dos cabelos, nem utilize uma temperatura muito elevada.

A fragilidade dos cabelos fica ainda a dever-se ao ritmo de vida acelerado dos nossos dias, que nem sempre permite proporcionar os cuidados essenciais aos cabelos ou dar-lhes a atenção de que necessitam. Os raios ultra-violeta e o ozono são outros factores que contribuem para o envelhecimento dos cabelos, levando a que fiquem mais finos e grisalhos.

O uso de uma linha de produtos que ofereça um reforço de vitamina E e de aminoácidos, e que seja a indicada para o seu tipo de cabelo, é o mínimo que poderá fazer para ajudar a evitar o progressivo envelhecimento dos seus cabelos.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]