Cuidar do Cabelo no Verão

1437

Exposto ao sol, o cabelo é fortemente agredido e necessita de cuidados extras para além dos habituais. Saiba como o proteger e como o manter belo e forte durante todo o Verão.

Na altura do Verão, o sol, a água salgada e o próprio calor têm tendência a secar em demasia o seu cabelo. Tratá-lo como fazia anteriormente não chega, pois é preciso cuidados acrescidos, muita dedicação e hidratá-lo sempre que possível. Ressentido das agressões do Verão, o cabelo começa a tomar um aspecto seco e sem brilho aparente, fruto do seus raros cuidados.

Para que consiga manter um cabelo belo e sedoso, comece por protegê-lo das agressões dos raios solares. O hábito de permanecer ao sol com ele sem que o proteja vai ter que acabar, a não ser que use um bom protector capilar. Em espuma ou em spay, são fáceis de aplicar e evitará o seu degaste e o seu aspecto seco e morto. Ao ir sair ou mesmo quando vai para a praia, é sempre aconselhável aplicá-lo no cabelo. Quando for para a praia o protector da pele e o capilar devem ir sempre consigo, ainda que nesta última situação possa usar apenas um chapéu para proteger a cabeça e o cabelo.

O problema do cabelo começar a ter um aspecto espigado causa muita preocupação, e a melhor solução, para além de o proteger, é hidratá-lo frequentemente. Se o seu cabelo está sob o efeito de uma coloração, os cuidados devem ser redobrados. A cor tem sempre tendência a abrir, e essas manchas ou nuances ficam bem mais claras. A força e a cor natural da coloração tem tendência a sair aos poucos, e o cabelo fica muito mais seco por causa dos efeitos da mesma.

Logo, e se deseja muito essa coloração, a solução é fazê-la mais escura do que realmente pretende para que, ao aclarar com o sol, não fique muito desiludida. Opte por fazer a coloração o mais próximo do começo das férias para que, quando estiver a descansar na montanha ou no campo, não fique só com metade do cabelo pintado e sem cabeleireiro próximo para lhe remediar a situação.

O shampô a utilizar deve ser um apropriado para a defesa dos efeitos dos raios solares, de maneira a conseguir retirar de vez todos os resíduos de sal, areia e cloro. A água do mar causa efeitos muito negativos para o seu cabelo por isso, e após tomar banho no mar, passe os cabelos por água doce para lhes retirar o sal que ali se acumulou. Pode também optar por outra solução: quando sair do mar, cubra logo o cabelo com um chapéu ou lenço, de forma a que o mesmo não sinta os efeitos do sol conjuntamente com os do sal.

utilização de um bom condicionador é imprescindível para devolver ao cabelo um pouco do seu estado natural, que a água do mar, o sal e o sol lhe retiraram. Conseguirá penteá-lo melhor e dar-lhe-á um pouco de liberdade. O uso de um creme ou protector solar que crie uma barreira de defesa aos seus cabelos deve ser usado em todos os cabelos, mas com especial incidência nos cabelos pintados ou com permanente. Por si só, estes cabelos já estão mais fragilizados que um cabelo natural, e por isso necessitam de uma melhor defesa.

Na praia, campo ou cidade proteja sempre o cabelo de todas as agressões, como os fumos ou tóxicos, mas nesta altura essa protecção deve ser mais intensa devido aos raios de sol, principais responsáveis pelo seu aspecto seco e espigado. Assim, e quando o Verão terminar, pode continuar a exibi-lo solto, brilhante e imaculadamente bem tratado.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]