Maquilhagem e lentes de contacto

0
2403
Maquilhagem e lentes de contacto
Maquilhagem e lentes de contacto

Hoje em dia já não se aplica o conceito de para ser bela tem de se sofrer. Se acha que a beleza passa pelo uso de lentes de contacto, mas não dispensa a maquilhagem, este artigo é para si. Não vai estragar a sua noite de festa só porque acha que as duas coisas não combinam.

Tem apenas de olhar a certos pormenores relativos aos produtos que usa, porque estes é que podem ser uma fonte de problemas. Certos ingredientes usados nas fórmulas dos produtos cosméticos podem provocar reacções alérgicas ou anomalias no funcionamento das lentes, para além de serem agentes de infecções, alergias irritações oculares, securas e ferimentos nos olhos.

Para evitar esta lista de horrores, basta para tanto ter em atenção os rótulos, de forma a evitar problemas. Uma regra básica é escolher cosméticos não perfumados e com a designação de hipoalergénicos. Outros produtos já indicam nos rótulos que são especialmente concebidos para utilizadoras de lentes de contacto ou para olhos sensíveis, e solúveis na água. No entanto, mesmo os produtos especiais podem causar reacções alérgicas nas pessoas mais sensíveis.

E passemos à “Operação – Maquilhagem”: Antes de colocar ou retirar as lentes, deve lavar as mãos com um sabonete suave, composto apenas por glicerina. Deve evitar os sabonetes com gorduras, desodorizantes químicos, anti-sépticos ou que sejam muito perfumados.

Tenha em conta que os cosméticos, uma vez abertos, podem facilmente ser contaminados por bactérias, e por isso deve sempre fechar cuidadosamente as embalagens e nunca deixar aquecer os cosméticos, especialmente na época de Verão. Substitua regularmente as máscaras e os eyeliners. Os utensílios de aplicação devem ser sempre escrupulosamente limpos e nunca os deve emprestar ou usar emprestados.

Ao aplicar a maquilhagem, faça-o com as lentes já colocadas, pode assim ver melhor o que está a fazer e não corre o risco de sujar as lentes. Para estes gestos é preciso um pouco de prática, até para evitar que as lentes se desloquem. Experimente levantar um pouco o queixo e olhar para baixo enquanto faz uma sombra na pálpebra superior. Para aplicar o eyeliner, mantenha a face descontraída, evitando pestanejar.

Se mesmo assim acontecer um acidente, é melhor começar a pensar em fazer primeiro a maquilhagem antes de colocar as lentes. Os cosméticos oleosos são difíceis de remover dos dedos e podem vir a sujar as lentes. Na hora da desmaquilhagem, remova as lentes antes de iniciar esta operação.

Evite as sombras foscas, perladas ou brilhantes, uma vez que estes produtos utilizam pó de casca de ostra que pode ser prejudicial para os olhos com lentes. Os pós compactos são preferíveis aos oleosos e de creme, que são mais difíceis de remover das lentes. Quando aplicar pós compactos, faça-o lentamente para evitar que algumas partículas entrem para os olhos.

Nunca aplique o eyeliner na parte interior da pálpebra ou abaixo da linha das pestanas, porque pode bloquear as glândulas e provocar irritações ou infecções, e escolha um que seja á base de água. Use, de preferência, os lápis macios, que não esborratam.

Em relação às máscaras, evite as que dão realçe ou são à prova de água, porque utilizam fibras de nylon e de rayon para obter um melhor efeito. Quando as fibra secam, começam a desfazer-se e a cair nos olhos, podendo deslocar-se para a superfície das lentes ou para debaixo delas, o que pode provocar ferimentos nas córneas. Ao aplicar, espalhe-a de forma a que fique ligeiramente afastada da base das pestanas, avançando depois até à extremidade.

Recomendadas para quem usa lentes de contacto estão as máscaras à prova de água, por que se alguma partícula entrar para a vista, pode ser removida pela acção das lágrimas sem estragar a maquilhagem, mas por outro lado, apresentam mais problemas na sua remoção. Use antes as “resistentes à água” e nunca as “à prova de água”.

Mas como não à bela sem senão, os produtos de remoção destas contém agentes de emulsão que se mantêm à volta dos olhos cerca de 24 horas e podem vir a embaciar as lentes quando as colocar de novo.

Se isto acontecer, lave muito bem as pálpebras com sabonete neutro e água, para eliminar os resíduos oleosos.

Muitos cremes, após a aplicação, deixam um resíduo oleoso na pele e nas pestanas. Se puder, use invólucros ou luvas para os dedos quando aplicar estes produtos. Ou então aprenda a usar os dedos anelar e mindinho para espalhar o produto, uma vez que estes não são usados, geralmente, para colocar as lentes.

Os sprays para o cabelo, desodorizantes e águas de colónia, só devem ser utilizados antes da colocação das lentes, porque se penetrarem nos olhos podem causar danos permanentes na lente. Se tiver de usar um spray após ter colocado as lentes, feche bem os olhos e saia rapidamente do local, porque o aerossol mantém-se no ar alguns segundos. Também não deve usar as lentes quando utiliza tinta para o cabelo, loções para permanentes ou champôs medicinais.

Depois destes conselhos, já sabe que pode muito bem estar bonita em todas as ocasiões, e que as lentes de contacto e a maquilhagem também se combinam. Agora já pode ir descansada para a sua festa sem ter de usar aqueles óculos de lentes garrafais, ou apenas com batom, o que se diga de passagem, pode ser bem mais atractivo que muita maquilhagem, mas a escolha é sua.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]