10 erros que cometemos ao lavar o cabelo

8754
Erros ao lavar o cabelo
Erros ao lavar o cabelo

Ao lavar o cabelo nem imaginamos o mal que estamos a fazer ao nosso cabelo. Saiba agora quais os erros que não pode mais cometer com o seu cabelo. Ele merece o melhor!

Erros que cometemos ao lavar o cabelo

1. Usar shampoo e condicionador não apropriados

O primeiro passo para ter um cabelo saudável é fazer um diagnostico do seu tipo de cabelo e assim escolher os meus produtos. Usar shampoo e condicionador específicos para oleosos, pintados, por exemplo, é essencial para garantir a beleza do seu cabelo.

2. Aplicar shampoo directamente no cabelo

Antes de colocar no cabelo, o ideal é misturar o shampoo com um pouco de água. Não é uma regra, mas diluir o produto evita que shampoo fique no cabelo. A mistura só deve ser feita mesmo antes da aplicação para não correr o risco da água alterar a composição do produto.

3. Passar shampoo no cabelo todo

O shampoo tem componentes que retira o excesso de oleosidade. O problema é que as pontas já têm pouca oleosidade naturalmente e em contacto com o produto acabam ficando ainda mais ressecadas. Concentre a lavagem no couro cabeludo e deixe a espuma escorrer pelo comprimento e pontas.

4. Usar máscaras com muita frequência

É um erro comum para quem tem cabelos muito oleosos e acredita que máscaras podem melhorar. Podem até dar mais leveza ao cabelo logo após a lavagem claro, mas além da sujidade também retiram alguns nutrientes. O ideal será usar apenas 1 vez por cada 15 dias.

5. Lavar com água muito quente

Água muito quente faz as escamas dos fios dilatarem, deixando-os ressecados e opacos. Além disso, a água quente estimula a produção de oleosidade. O ideal será uma temperatura morna.

6. Esfregar o couro cabeludo com intensidade

Colocar muita pressão na ponta dos dedos e até usar as unhas para lavar o cabelo, pode magoar o couro cabeludo e estimular a actividade das glândulas sebáceas, fazendo aumentar a produção de sebo como protecção. Para os fios não ficarem oleosos, massaje com suavidade durante alguns minutos, sem esfregar.

7. Usar condicionador no couro cabeludo

Usar condicionador no couro cabeludo pode levar à queda de cabelo e aparecimento de caspa. O condicionador deve ser aplicado somente no comprimento e pontas e para tal só é necessário um bocadinho de produto. Retire o excesso de água dos fios e vá aplicando aos poucos.

8. Pensar que o condicionar basta

Embora o condicionador deixe os fios mais macios e desembaraçados, ele não consegue repor todos os nutrientes necessários. A máscara tem a acção mais intensa e actua na reconstrução do cabelo, dando força, maciez e brilho. Use-a no comprimento e pontas, ao menos 1 vez a cada 15 dias.

9. Usar sempre a mesma máscara de hidratação

Os fios de cabelo tem tendência a ficar saturados quando estão sempre a receber o mesmo nutriente. Por isso o ideal será alternar entre uma máscara reconstrutora e outra nutritiva. A primeira ajuda a deixar o cabelo firme e forte, mas em excesso pode deixa-lo endurecido. Já a segunda, ajuda no brilho e maciez, mas se for usada sempre pode deixar o cabelo pesado e opaco.

10. Deixar resíduos de produto

Não retirar 100% os produtos pode ser prejudicial não só à aparência dos fios, que ficam opacos e sem movimento, mas também à sua saúde. Ficar com resto de produto no cabelo muito tempo pode causar alergias sérias no couro cabeludo. Por isso enxague bem o cabelo.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]