Aprenda a esquiar este Inverno

2420
Aprenda a esquiar este Inverno
Aprenda a esquiar este Inverno

Esquiar pode ser uma verdadeira aventura! Basta que para isso não tenha medo de cair muitas vezes, gostar de sentir a adrenalina da velocidade e estar bem equipado para esta aventura na neve!

O Inverno tem as suas desvantagens: acabaram-se as idas à praia, as noitadas até de manhã com um refrescante mergulho matinal na praia, os petiscos numa esplanada à beira mar.

Porém, o Inverno possui também diversas coisas a favor: ficar em casa, à lareira, a ver um bom filme, saborear um bom café com natas no conforto do seu lar, ou ainda partir para uma pousada bem sossegada, perdida entre serras e a natureza, somente você e a sua cara metade.

E, se o cenário que envolve essa paisagem estiver coberto de branco, então os momentos vão ser ainda mais deliciosos! Já se imaginou em plenos Alpes, Andorra, Serra da Estrela, acordar pela manhã e ver toda aquela pureza em seu redor? Deslumbrante, no mínimo!

Aprenda a esquiar

A neve não serve somente para ser contemplada! A verdade é que a neve pode proporcionar momentos de enorme diversão, quer vá sozinha com o seu companheiro, ou com um grupo de amigos. Se optar por ter aulas de esqui, a diversão será ainda maior!

No entanto, não se esqueça que se pretende realmente vir a esquiar terá que estar consciencializada para duas coisas: cair, cair, e voltar a cair, muitas vezes! Além de todas estas quedas, escusado será dizer que também se vai molhar bastante e que terá que ter alguma paciência até se conseguir equilibrar.

É necessário algum equipamento próprio para a modalidade, mas a melhor opção é alugá-lo em vez de comprá-lo. Imagine que você descobre que jamais vai conseguir esquiar? O melhor é prevenir, e não deitar dinheiro pela janela fora.

Existem inúmeras estâncias para o efeito quer seja nos Alpes, Canadá, Colorado, Andorra, Serra da Estrela, mas para uma primeira vez aconselha-mo-la uma que tenha pouca altitude não vá sofrer algum percalço pelo caminho.

Tenha em atenção que, e caso a sua vida quotidiana seja sedentária, é aconselhável começar com um pouco de corrida e caminhada algum tempo antes de ir esquiar.

Exigindo alguma preparação física, esquiar obriga a que tenha alguma destreza e preparação física.

Não pense que por ir para a neve basta levar apenas todos aqueles agasalhos indicados para o frio. Nada disso! Além de ir muito bem agasalhada, é ainda indispensável levar um protetor solar indicado para o efeito, uns óculos escuros de qualidade, e um bom hidratante.

Esquiar pode ser bastante divertido, principalmente se for em grupo! As estâncias costumam ter preços bastante convidativos para as aulas de esqui com o intuito de aliciar os visitantes.

Estas aulas contam sempre com momentos muito divertidos, até porque a maioria das pessoas que ali estão encontram-se em pé de igualdade consigo e nunca esquiaram na vida.

Lá porque já é a oitava vez que cai não tem que se sentir logo derrotada à partida. Verá que quando finalmente o conseguir vai sorrir ao lembrar-se desses momentos! Porém, e caso já consiga equilibrar-se, isso não significa que consiga fazer tudo aquilo que as pessoas experientes nesta matéria fazem.

O esqui é uma modalidade que requer um certo tempo de prática e muita paciência. Por isso, não se apresse e verá que as coisas lhe correm melhor.

Colocar umas botas de esqui não é uma tarefa nada fácil, pois dar-lhe-á a sensação que a bota é 2 números abaixo do seu. A verdade é que isto acontece quase sempre quando as pessoas vão calçar as botas, mesmo as mais experientes. Não se preocupe, pois as botas devem ficar bem justas!

A partir do momento em que começa a andar em cima delas é que surge a preocupação, pois o mais certo é dar-lhe a sensação que nunca se vai equilibrar nelas, nem tão pouco caminhar.

É natural que lhe pareçam pesadas, uma vez que as botas pesam cerca de 5 quilos cada uma, mas após começar a ambientar-se com elas nem notará mais o peso. Mantenha o corpo recto, relaxado da cintura para cima, mas consciente de que as suas pernas são quem comandam todos os seus movimentos, direção e a velocidade.

A roupa que usa é muito importante para garantir um bom desempenho, sendo aconselhável o equipamento indicado para esta modalidade. Mas, e se isso não acontecer, não opte por colocar muita roupa em cima, porque senão vai sentir-se completamente presa nos seus movimentos.

Assim, opte por umas calças e uma blusa justas e térmicas por baixo, adicionando umas calças e casaco impermeáveis por cima.

Não se esqueça do protetor solar e de um bom hidratante, por causa da pele, bem como do gorro, das luvas, igualmente impermeáveis, dos óculos escuros ou de esqui, pois a claridade pode ser muito intensa e fazer mal à vista.

Quanto mais colorida for a roupa melhor, uma vez que em caso de avalanche ou de ficar perdido será bem mais fácil a sua localização.

Aconselha-se também que leve um bom creme para os músculos pois, embora não note no momento, horas depois irá sentir algumas zonas do corpo doridas, mesmo que alguns esquis de hoje em dia sejam adaptados à altura e peso da pessoa que os utiliza.

Ao nível de preços neste genero de estâncias existem algumas discrepâncias que devemos esclarecer-lhe:

  • Janeiro é o mês em que as condições nas pistas americanas e europeias são melhores, além dos preços serem bem mais convidativos do que na altura do Natal, Ano Novo ou Fevereiro;
  • já para as estações do Sul da América, aconselha-mo-la a evitar as duas últimas semana de Julho, altura em que os preços disparam e em que as mesmas estão apinhadas de pessoas.

Esta pode ser, portanto, uma forma diferente de passar os seus dias, divertindo-se bastante, desde que siga todos os conselhos que atrás lhe fornecemos.

Parta à aventura e deixe-se levar pelos prazeres da neve que esquiar proporciona!

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 4]