Varizes, causas e como prevenir o seu aparecimento

2639
Varizes, saiba com tratá-las
Varizes, saiba com tratá-las

Uma percentagem de mulheres apresenta varizes nas pernas. Um mal que pode ser prevenido a partir de alguns cuidados diários. Conheça-o melhor!

As saias, os calções, e as idas à praia deixam mostrar um dos males de muitas mulheres: as varizes. Se de início as varizes dão às pernas um ar um pouco inestético, com o passar do tempo elas podem vir a acarretar problemas mais graves para a sua saúde, dificultando cada vez mais o seu andar. Alguns factores como o excesso de peso, a gravidez, ou uma má postura podem condicionar o seu aparecimento.

O que são as varizes?

As varizes são veias com tendência a dilatarem-se, caso não se tomem as devidas precauções, que aparecem em pessoas cujos vasos sanguíneos e canais pelos quais o sangue circula, as chamadas válvulas, não estão a actuar e a funcionar devidamente.

O sangue deverá circular correctamente para que não fique preso nos vasos. É esse congestionamento de sangue das pernas para o coração que dá origem ao aparecimento das varizes.

Causas do aparecimento das varizes

  • Por isso, aconselha-se as pessoas, em especial as mulheres, a terem determinados cuidados. Andar com saltos muito altos, mais que 10 centímetros, não é muito adequado, a não ser que esse uso seja esporádico.
  • Estar muito tempo de pé é também um dos principais motivos para que as varizes comecem a aparecer.
  • Porém, permanecer demasiado tempo sentada é também prejudicial, aconselhando-se a que a pessoa tente equilibrar o tempo que está em pé e sentada. Se isso não for possível, ao menos levante-se de vez em quando para que o sangue não fique bloqueado e haja um impedimento na sua circulação.
  • Os pés chatos e pequenas deficiências nos joelhos, voltados para fora ou para dentro, podem ser outro dos atenuantes para o aparecimento de varizes.

Ainda que este problema possa aparecer tanto em mulheres como em homens, a verdade é que o mesmo ocorre com muito mais frequência no sexo feminino. Provavelmente, isso sucede devido a algumas das causas do aparecimento das varizes estarem relacionadas exclusivamente com o universo feminino, como é o caso dos saltos altos e da gravidez.

Como prevenir o aparecimento das varizes

  • Aconselhamo-la vivamente a usar sapatos que deixem os seus pés confortáveis, de preferência muito baixos ou mesmo rasos;
  • Não ignore nunca o facto de não poder estar muito tempo sentada, nem de pé, pelo que deve caminhar um pouco, nem que seja apenas por uns instantes. Só isso ajuda logo a que o sangue comece a circular normalmente!
  • Faça sempre exercício físico para melhorar a circulação sanguínea e os músculos das pernas, e ao chegar a casa, ao fim do dia, deite-se e coloque as pernas mais altas que o corpo para que o sangue circule com mais eficácia.
  • Uma alimentação cuidada, à base de muita fruta, leite, cálcio, vitamina C, iogurtes, queijo, são outra das componentes que ajudam a prevenir o aparecimento de varizes.

Todavia, não basta seguir apenas uma ou duas das medidas que atrás referimos. Todas elas são importantes para que mantenha uma circulação sanguínea sem correr riscos de ver bloqueada a passagem do sangue, para que só assim possa continuar a apresentar umas pernas de sonho.

Os tratamentos para as varizes começam a ser cada vez em maior número, mas a verdade é que muitos deles apresentam um preço elevado e a maioria obrigam a um período de tratamento muito longo, repartido por diversas sessões.

A solução para ter umas pernas de sonho é simples, basta que para isso se esforce um pouco. Não é um sacrifício assim tão grande, e as suas pernas e saúde agradecem!

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]