Transpiração a quanto obrigas

2518
Transpiração a quanto obrigas
Transpiração a quanto obrigas

Já reparou na mancha que tem na camisa, por baixo da sua axila? Que vergonha!- pensa você. E o cheiro? Maldita transpiração, não é? Mas, a verdade é que a transpiração é um processo normal.

Há pessoas que transpiram mais que outras. Uns porque recorrem a roupas que proporcionam, digamos assim, ainda mais transpiração, outros por excesso de gordura ou nervosismo, e outros ainda porque desenvolvem demais este funcionamento natural do organismo. Todavia, a transpiração é fundamental para o bom funcionamento de nós mesmos, regulando a nossa temperatura natural, e expulsando as toxinas do corpo.

O Verão é a altura em que transpiramos mais, exactamente por causa da própria temperatura exterior ser superior à do nosso corpo. Assim, as toxinas libertadas pelos poros são em maior quantidade, originando o temível suor. O excesso de calor do corpo é transformado em água, e como a temperatura do corpo normal é de 37 º, esse excesso de calor no Verão é expelido exactamente pelo suor. Por isso, você transpira mais no Verão do que em outro momento qualquer.

Porém, o suor pode não ser apenas motivado pelo aumento de temperatura exterior. Em momentos de maior tensão ou nervosismo, é habitual as pessoas começarem também a transpirar. Trata-se de um suor que é derivado de tensões psicológicas ou emocionais, e que corre em situações de maior stress ou ansiedade. Certamente já lhe deve ter acontecido começar a transpirar bastante num momento importante para si, momento esse que transporta uma grande carga emocional. Por isso, não se aflija com esse suor abundante. É apenas um sinal de que está nervosa e nada mais!

Para pessoas que transpirem muito é conveniente ter cuidado com os seus banhos. Convém que sejam diários, possivelmente de manhã e à noite, mas sempre com água morna. Não deixe o corpo secar-se por si mesmo, e opte por limpá-lo bem com uma toalha em todas as zonas. A depilação é também muito importante, principalmente a da zona das axilas. Tenha esta zona sempre bem depilada, utilize um bom desodorizante, e lave as axilas sempre que for colocar desodorizante.

A alimentação para as pessoas que transpiram é também importante. Coma muitos legumes, verduras, frutas, e evite ao máximo as gorduras e doces. Um cuidado redobrado com o sal é também algo a ter em conta para as pessoas que transpiram muito. Como o corpo perde muita água, convém ingerir mais água do que a quantidade habitual recomendada, entre 1,5 e 2 litros. Deve também ter cuidados com a roupa: dispense os sintéticos, e recorra a roupas mais leves.

Se nota que transpira muito nesta altura deve ter estes cuidados. Não compre um desodorizante qualquer apenas porque é mais barato, mas opte por algo de qualidade para garantir uma boa higiene. O cheiro que as pessoas afirmam que o suor deita não provém realmente do mesmo, mas sim das bactérias que possuímos na nossa pele. Portanto, e se não tiver os cuidados mínimos que anteriormente referimos é normal que, além da sensação desagradável que o suor proporciona, ainda tenha que se sentir pior por causa do cheiro.

Existem pessoas que durante o ano inteiro sofrem com este problema, embora a maioria apenas tenha que passar por ele com mais intensidade na altura do Verão. No entanto, há pessoas que têm graves problemas em relação ao suor e que parecem nunca resolver a situação ou o mau cheiro do mesmo, por mais cuidados que tenham. Nesse caso, a melhor opção é consultar um médico para analisar o seu problema, fazer o diagnóstico e chegar a um consenso final.

Até lá, tente ter a máxima higiene possível, use os melhores produtos, preferencialmente aqueles que respeitem o Ph da sua pele, e aproveite os dias de sol que o Verão preparou para lhe oferecer!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]